Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 25 de outubro de 2009


Vamos caminhando para o fim do tempo comum. Mas é exatamente no tempo comum que a sagrada liturgia nos coloca diante de temas que fazem parte do chamado tempo cotidiano, do tempo das coisas comuns e das coisas simples da vida dos homens e das mulheres.


Hoje somos convidados a refletir sobre os momentos de trevas em nossa vida, a Palavra de Deus é sempre uma Luz, que ilumina a nossa caminhada na fé.


Na 1ª Leitura, Jeremias anuncia um sinal de luz para o povo sofrido, que vivia nas trevas do exílio: "Coxos e cegos, mulheres grávidas e que deram à luz" retornam à pátria, guiados por Deus, que cuida deles com cuidados de pai. É um apelo à esperança e confiança em Deus.


A 2ª Leitura destaca que Jesus é o Sumo Sacerdote,mediador entre Deus e a Humanidade.


No Evangelho Jesus cura o cego,isto é, dá a um cego a luz da visão e da fé. Bartimeu é cada ser humano que não consegue caminhar sozinho. A cegueira o impede de alcançar uma meta, porque precisa de uma pessoa para se apoiar para se locomover. Bartimeu não representa somente os cegos físicos, mas, sobretudo, a cegueira espiritual. Bartimeu representa aqueles que, na antevéspera da paixão, não poderão caminhar com Jesus para a paixão em Jerusalém. Jesus, precisamente, veio para salvar esta categoria de pessoas, os cegos físicos e os cegos espirituais, a grande maioria da população que não abre sua visão para a salvação que é o próprio Redentor da humanidade. A Cura de Bartimeu é mais do que a história de um cego. É o caminho da FÉ, dos que querem VER e SEGUIR Jesus.


Bartimeu nos ensinou três virtudes básicas para se conseguir a salvação: Em primeiro lugar a HUMILDADE. Ao exclamar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!”(cf. Mc 10, 47) Para nos salvarmos é necessário ter humildade, fazer-se pequeno, fazer-se pobre, fazer-se servo simples, fazer-se desprendido. Humildade absoluta de reconhecer o Salvador como mestre como aquele que abre caminhos e nos coloca nos rumos do céu, da vida eterna. Em segundo lugar temos que ressaltar a FÉ EM JESUS, o REDENTOR.Bartimeu reconheceu em Jesus o Redentor, aquele que nos leva para Deus, que morreu na Cruz pela salvação de nossos pecados. Bartimeu reconheceu em Jesus sua missão de Messias. Em terceiro lugar curado da cegueira Bartimeu deu um pulo e ABANDONOU O MANTO, ou seja, deixou tudo que era velho e foi na nova vida dar testemunho de Jesus e colocar em Jesus a sua única segurança. Tudo para que nós tenhamos consciência de que é necessário abandonar o homem velho, abandonar os bens temporais que oprimem e nos escraviza.


Aprendamos com Jesus! Jesus escuta o pobre, o cego à beira do caminho. Para cura-lo pede a colaboração de seus discípulos. Encontra os que o animam: “Coragem! Ele te chama. Levanta-te”.(cf. Mc 10, 49) Mas para aproximar-se de Jesus é sempre necessário deixar algo, nem que seja somente o manto. Importante ainda que se queira ver novamente. Então, basta confiar e corresponder: segui-lo pelo caminho, deixando tudo para trás. Nós cristãos já fomos o cego Bartimeu à beira do caminho. Cristo nos chamou e nos fez ver. Com alegria, pois, o seguiremos no seu caminho, que nos leva para o Céu. Para ser "Discípulo" precisa querer VER e decidir CAMINHAR. Não basta a euforia do primeiro encontro. Façamos nossa, a oração do cego: "Mestre, que eu veja!…"
Rachel Malavolti

Nenhum comentário: