Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 11 de outubro de 2009

28° DOMINGO DO TEMPO COMUM

A liturgia de hoje nos lembra que devemos escolher sempre o melhor, desejar algo mais.

A 1ª Leitura fala da escolha feita por Salomão que coroado vai oferecer um sacrifício a Deus. Deus pede a Salomão escolha algo, este pede um coração sábio capaz de julgar o povo e discernir entre o bem e o mal. O pedido agrada a Deus, pois Salomão não pediu riquezas, mas sim Sabedoria para governar o povo.

A 2ª Leitura nos convida a acolher a Palavra de Deus. "Ela é viva, eficaz e mais penetrante de qualquer espada de dois gumes." Ela ajuda a discernir o bem e o mal e a fazer a escolha certa.

O Evangelho narra a escolha do Jovem Rico entre conseguir a vida eterna ou ficar com sua riqueza. Jesus primeiro lhe propõe os mandamentos, mas o jovem responde que já observa. Jesus vê que ele quer algo mais, então o convida a integrar a comunidade do Reino e aponta lhe para desfazer dos seus bens e partilhar com mais pobres, isto é, desapegar dos bens materiais e segui-lo. Mas o jovem prefere a segurança da riqueza e recusa o convite de Jesus, não tem coragem de dar um passo a mais e retira-se triste.
A riqueza é um obstáculo no caminho do Reino. Há várias "riquezas" a qual devemos nos desfazer para esse algo mais e que tornam o nosso coração materializado e insensível às coisas de Deus.
A lição de Jesus era de que não se vai à Cruz abraçando às riquezas. O Cristo despedido na cruz é símbolo do total desapego, posto como condição de vida eterna. Com isso devemos nos colocar a serviços dos irmãos e irmãs necessitados. Lembremos que nesse mês dedicado as missões, a Igreja nos convida a levar a Boa Nova formando discípulos-missionários de Jesus Cristo. Devemos distribuir as riquezas espirituais e materiais que possuímos, também aos que ainda vivem na miséria religiosa e social.
O Cristo ainda Hoje continua a nos convidar: "Vai e vende tudo tudo o que tens e dá aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me."Mc 10,21

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: