Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sábado, 17 de outubro de 2009

29° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Hoje a liturgia gira em torno do serviço, do serviço que Jesus veio inaugurar com a sua vida e o seu ministério. Isso porque Jesus veio para servir e para dar a sua vida em resgate de nossa salvação. Hoje vamos refletir sobre a salvação de Jesus que ilumina e pavimenta a nossa salvação.

"Meu servo, o justo, fará justos inúmeros homens, carregando sobre si suas culpas."

Is 53,11b

A primeira leitura de Isaías nos leva a refletir sobre a missão de Deus de assumir os pecados da humanidade escravizada pelo pecado original. Jesus assumirá nossos pecados, carregará nossos pecados inaugurando um tempo novo, o tempo da salvação. O Messias não será um rei de grande poder, mas um humilde "servo sofredor". Cristo, o grande Missionário do Pai, "não veio para ser servido, mas PARA SERVIR".


“Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de ser cpmadezer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado”. Hb 4,15

Na 2ª Leitura, Paulo afirma que Cristo foi para nós um grande Sacerdote, mediador entre Deus e os homens, que resgatou com sua morte na cruz e continua intercedendo por nós junto ao Pai.


“Mas, entre vós, não deve ser assim; quem quiser ser grande, seja vosso servo, seja o escravo de todos. Porque o filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos.” Mc 10,43-45

O Evangelho de hoje anuncia a missão de Jesus e nos ensina a identidade de Jesus que é humana e é divina. Um só homem em duas naturezas. Jesus é aquele que dá a sua vida para resgatar as criaturas. Jesus é o Servidor Justo, que justificará, que salvará muitos, assumindo sobre si a iniqüidade humana. Essa será também a missão daqueles que seguem a Jesus, de seus apóstolos e de seus discípulos. Jesus convida os discípulos a não se deixarem levar por sonhos de ambição, de grandeza, de poder e domínio, mas a fazerem de sua vida um dom de amor e de "serviço".

Em vista disso três pontos hoje devem nos tornar mais próximos de Deus e refletir sobre nossa vida, para conformar se estamos seguindo o que Deus quer de cada um de nós, ou se queremos nós mesmos nos transformar em Deus.

A primeira reflexão nos fala do Serviço. Servir a Deus é ser humilde, é colocar-se como servo dos servos, como servidor da fé, como animador e catequizador da comunidade de fiéis, nunca procurando os privilégios, mas procurando dispensar a misericórdia e a bondade de Deus, do Deus Servo dos Servos, daquele que se abaixa para lavar os pés de seus discípulos e envia-los para a missão do serviço. E o serviço por excelência na evangelização é feito pela Santa Igreja que se coloca como a primeira servidora da comunidade fiel. Serviço fiel, serviço gratuito, serviço generoso!

A segunda reflexão nos fala de trabalhar, de usar o poder eclesiástico, a “potestas” como um sublime ministério de serviço na caridade. A discussão para ver se sentará à direita ou à esquerda de Jesus deve ser encarada como “topar” todos os serviços na comunidade, desde o mais humilde ao mais responsável, sempre com caridade, desprendimento, humildade e, acima de tudo, amor. Tiago e João cometeram o pecado de querer ser iguais ao Deus Salvador. Isso é um grave pecado, querer usurpar o lugar do Redentor, porque Tiago e João não poderiam morrer na cruz pela nossa salvação: essa era uma missão privativa do Filho de Deus, que depois subirá ao Céu e se sentará à direita do Pai. Jesus se humilha, fazendo-se servidor e morrendo pelos nossos pecados, para ser glorificado, ou seja, irromper a morte e anunciar a vida eterna. Jesus nos ensina hoje a amar e esperar com fé e esperança a morte. A Morte de Jesus é para nós muito cara, principalmente quando relembramos que todos nós bebemos do mesmo cálice da salvação e recebemos o mesmo batismo, ou seja, a porta de entrada para sermos associados ao Senhor Ressuscitado, pela salvação. Todos nós temos muito de João e Tiago: queremos o Reino de Deus, mas não trabalhamos para isso, não fazemos jus a este prêmio eterno. Hoje os homens procuram o poder, a glória, o ter, a honra. O que nós devemos ter é uma atitude de desprendimento, de renúncia, de serviço, é humilhar-se como Cristo, para subir ao céu depois de nossa peregrinação neste mundo!

A terceira reflexão nos fala da RENÚNCIA. Fazer de nossas vidas cálices de salvação é renunciar a tudo o que nos oprime, a tudo que nos faz pecar e faz o irmão também pecar. Renúncia que é compartilhar a dor que Jesus sentiu na cruz pela salvação da humanidade pecadora. Cálice que hoje na liturgia é relembrado como participação e comunhão no mistério da salvação, é participar do mistério, do destino e da cruz de Cristo.

Quem segue a Cristo no seu caminho, deve contar com a incompreensão, o sofrimento, as perseguições e o próprio aniquilamento. Sua vida será uma permanente oblação a Deus, passando pelo serviço ao próximo. Neste serviço, expressão do amor, realiza-se a libertação plena.



Rachel Malavolti

Nenhum comentário: