A parábola do fariseu e do publicano ressalta um dos temas favoritos de Jesus que aparece no evangelista Lucas: aqueles que exaltam a si mesmo serão humilhados, aqueles que são humildes serão exaltados.
Essa parábola pode ser intitulada como “a falsa e a verdadeira religião”. Aqui se confrontam dois mundos religiosos em estridente contraste entre si: um apresenta a justiça de Deus e o outro a implora a seus pés; um se sente credor de Deus e o outro um devedor insolvente.
Observe que o fariseu e o publicano representam os dois pólos extremos da sociedade religiosa do Judaísmo da época de Jesus. O fariseu encarna a devoção extrema da Lei, é a sua suprema norma de fé. O publicano representa o íntimo grau da vida judaica, por estar afastado do ideal religioso em função do seu ofício de cobrador de impostos.
Ser exaltado diante de Deus significa receber sua graça e seu perdão.
A passagem de hoje nos ensina também que nossos pecados são perdoados quando nos esforçamos para viver com sincera humildade e caridade.Somente aquele que se humilha é grande aos olhos de Deus.
Rachel Malavolti
Nenhum comentário:
Postar um comentário