Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

terça-feira, 23 de março de 2010

Jo 8,21-30

Jesus foi rejeitado não pelo fato de se apresentar como mestre. Foi rejeitado por muitos porque se apresentava com alguém cuja origem não era este mundo, mas o mundo de Deus, como alguém muito acima dos poderes humanos. Não queriam acreditar que ele fosse Deus, o Filho de Deus, aquele que é por si mesmo, e do qual todos nós dependemos totalmente para a nossa salvação.
No texto encontramos uma afirmação forte de Jesus às autoridades religiosas judaicas: morrereis no vosso pecado. Jesus pronunciou essa afirmação forte porque as autoridades religiosas judaicas optaram por opor-se a ele. Essa oposição é decorrência daquilo que Jesus fazia e dizia. Aqui aparece claramente o confronto de dois projetos: Jesus comprometido com o plano do Pai, que é a vida, e os seus adversários com o da morte.

O drama de Jesus está atingindo o seu clímax poucos dias antes de sua Paixão. Por um lado, Jesus continua a questionar as autoridades, oferecendo-lhes a luz da verdade sem interferências. De outro lado, rejeição e hostilidade constituem a única resposta a tudo isso. Parecia que a escuridão sobrepujaria a luz, que o mal triunfaria sobre o bem. Esse drama termina na cruz. Aqui Jesus revela ao mesmo tempo a sua divindade e a sua dependência ao Pai. E a conclusão é o fato de muitos crerem.
Rachel Malavolti

Nenhum comentário: