Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Lc 16,19-31

Hoje, o Evangelho é uma parábola que nos descobre as realidades do homem depois da sua morte. Jesus fala-nos do prêmio ou do castigo que obteremos de acordo com o nosso comportamento.
O contraste entre o rico e o pobre é muito forte.
A parábola do homem rico e do mendigo Lázaro é uma evocação de Jesus para fazer-nos lembrar e abrir os olhos para o grande ídolo dos ricos.

Por ser pobre, Lázaro é chamado para junto de Abraão. O rico não foi acusado de ter explorado o pobre, de tê-lo enganado. O rico apenas não lhe deu a mínima atenção. Sua riqueza o distanciou do pobre e de Deus. O Reino de Deus pertence aos pobres.

Essa parábola nos faz refletir sobre dois pontos importantes. Primeiro: o homem pode tornar-se incapaz de se abrir à proposta salvífica de Deus – neste caso, o rico. Segundo: o Evangelho não privilegia nem condena uma condição econômica, seja de pobreza ou de riqueza, mas procura mostrar que a fé e a conversão devem amadurecer e tornar o mundo mais humano.

Se o homem rico tivesse sido gentil e fraterno e tivesse ultrapassado seu egocentrismo para “descobrir” o “mundo” de Lázaro, teria se convertido a Deus.

Jesus deixa clara a existência do inferno e descreve algumas das suas características: a pena que sofrem os sentidos «Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas» (Lc 16,24) e a sua eternidade «há um grande abismo entre nós» (Lc 16,26).

Há que despojar-se do homem velho e ser livre para poder amar o próximo. É necessário responder ao sofrimento dos pobres, dos doentes ou dos abandonados. Seria bom que recordássemos esta parábola com frequência para que nos tornemos mais responsáveis pela nossa vida. A todos chegará o momento da morte. E temos que estar sempre preparados, porque um dia seremos julgados.

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: