Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 7 de março de 2010

3° DOMINGO DA QUARESMA

A Liturgia desse 3o domingo de Quaresma é um forte APELO À CONVERSÃO. Conversão é um longo processo de renovação em que devemos nos desfazer de uma porção de coisas, para tornar possível em nós a "libertação". Devemos tirar as cômodas sandálias que calçamos, para pisar com mais segurança os caminhos sagrados do Senhor.

A 1a Leitura narra a Vocação de MOISÉS. (Ex 3,1-8.13-15) Inicialmente, Deus se manifesta na sarça ardente e manda tirar as sandálias. Deve pisar o pó de onde veio. Sua grandeza vem de Deus e não de si mesmo. Depois, confia a Moisés a missão de libertar o seu povo. Assim começa a longa marcha dos hebreus através do deserto.O Deserto foi o tempo e o local de uma longa Quaresma, onde Deus purificou o seu povo dos costumes pagãos e o conduziu a uma religião mais pura e à posse da Terra Prometida. O Êxodo do Povo de Deus é figura do caminho de conversão, que o cristão é chamado a realizar, de modo especial na Quaresma. O Deus libertador exige de nós uma luta permanente contra tudo aquilo que nos escraviza e que impede a manifestação da vida plena.

Na 2a Leitura, São Paulo recorda os fatos extraordinários realizados por Deus no deserto em favor do seu povo e faz uma advertência contra a falsa segurança religiosa deles: "Todos comeram o mesmo pão espiritual (o maná), beberam todos a mesma bebida espiritual (água do rochedo), mas nem todos assumiram a Aliança. Por isso foram sepultados no deserto, não entraram na Terra prometida". (1Cor 10, 1-6.1-12) A verdadeira vivência cristã não é apenas a participação regular nos sacramentos, mas uma vida de comunhão com Deus, que se transforma em gestos de amor e partilha com os irmãos.

O Evangelho é um forte apelo à CONVERSÃO. (Lc 13,1-9) O Texto fala de dois acontecimentos trágicos daqueles dias: a matança de Pilatos e a queda da torre de Siloé: 18 mortos. Jesus não concorda que a desgraça é sinal do castigo de Deus, pelo contrário, é um apelo de conversão aos sobreviventes: "Vocês pensam que eles eram mais pecadores do que vocês?" "Se vocês não se converterem, morrerão todos do mesmo modo..." Rejeitar a ação salvadora de Deus, oferecida em Jesus é pior que um desastre.

E com a parábola da FIGUEIRA ESTÉRIL, Jesus ilustra a resistência de Israel à conversão e a bondade e a paciência de Deus, disposto a esperar mas não indefinidamente: "Senhor, deixa ainda esse ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo... Talvez depois disso, venha a dar frutos..." Esse Servo é JESUS, que pede uma nova chance para seu povo, sabendo que o Pai é bondoso e cheio de amor.

Conversão não é apenas uma penitência externa, ou um simples arrependimento dos pecados, é um convite à mudança de vida, de mentalidade, de atitudes, de forma que Deus e os seus valores passem a estar em primeiro lugar.

Quem é essa figueira? Somos todos nós, a nossa família, a Igreja, a sociedade. Os frutos são as boas ações, que devemos realizar.

Isto mostra-nos duas coisas. Primeiro, a absoluta seriedade do compromisso cristão. E segundo: de não respeitá-lo como Deus quer, a possibilidade de uma morte, não neste mundo, mas muito pior, no outro: a eterna perdição. As duas mortes do nosso texto não são mais que figuras de outra morte, sem comparação com a primeira.

Cada qual, saberá como esta exigência de mudança se lhe apresenta. Ninguém fica excluído. Se isto causa-nos inquietação, a segunda parte nos consola. O “vinhateiro”, que é Jesus, pede ao dono da vinha, seu Pai, que espere um ano ainda. E, entretanto, Ele fará todo o possível (e o impossível, morrendo por nós) para que a vinha dê fruto. Que dizer, mudemos de vida! Esta é a mensagem da Quaresma. Levemo-lo, então a sério. Os santos –São Inácio, por exemplo, embora tarde em sua vida- por graça de Deus mudam e nos animam a mudar.

A Liturgia de hoje é:Um forte apelo à conversão, que se manifesta através de boas obras, que correspondem ao amor generoso do Pai. Uma advertência: Deus é paciente e generoso em esperar, mas a espera de Deus tem um limite.

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: