Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Ao receber as CINZAS, expressamos com humildade e sinceridade de coração, que desejamos nos CONVERTER e CRER de verdade no Evangelho. As cinzas simbolizam o nosso NADA diante do Criador. Fomos criados do pó da terra e ao pó voltaremos.

O Evangelho fala dos EXERCÍCIOS QUARESMAIS:

- A Oração à para com Deus...

- A Esmola à para com o Próximo... .

- O Jejum à para consigo mesmo...

São os 3 caminhos apontados por Cristo e pela Igreja que nos ajudam a viver a Quaresma.

A Igreja no Brasil nos aponta todos os anos nesse tempo quaresmal um ponto de FRATERNIDADE que merece uma atenção especial:

Economia e Vida é o tema da Campanha da Fraternidade desse ano. Economia e vida são duas palavras que parecem hoje não fazer parte do mesmo mundo. Na economia não cabe a vida. Na vida não cabe a economia. Tudo isso porque o modo como o sistema econômico mundial opera e acumula riquezas em uma ponta, despreza a vida e produz pobreza na outra ponta. É por isso que, ontem e hoje, é incompatível servir a Deus e ao dinheiro: "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6,24). Vida e economia, porém, não são excludentes entre si. Na vida, desejada e ofertada por Deus, cabe a dimensão econômica: o trabalho e a renda do trabalho, o pão de cada dia e a partilha do alimento, a casa onde morar e a hospitalidade, a boa saúde e o cuidado necessário. Foi o amor ao dinheiro, o desejo do lucro sem fim, a insaciável vontade de acumular que separaram a economia da vida e a vida da economia. Com essa Campanha, manifestamos a nossa esperança e a nossa fé de que, à luz da Bíblia, podemos compreender a nossa realidade e transformá-la.


O Objetivo geral: "Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz..."


Objetivos específicos: Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas. Buscar a superação do consumismo, que faz com que o "ter" seja mais importante do que as pessoas. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima, em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da Justiça, como dimensão constitutiva do anúncio do Evangelho. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão.


Para atingir um ideal de justiça econômica, que sirva e sustente a vida, deverão ser adotadas algumas estratégias:

- Denunciar a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte.

- Educar para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como o bem mais precioso.

- Conclamar toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.


Esses objetivos e estratégias devem ser trabalhados em quatro níveis: social, eclesial, comunitário, pessoal.


RECEBER AS CINZAS não deve ser apenas um pedido de bênção mas o compromisso de quem de fato deseja viver a Quaresma no espírito de renovação interior que a Igreja nos propõe, através da Oração, do Jejum (penitência), da esmola (caridade), e lutar para que a grande casa comum, o Planeta Terra, seja de fato o planeta da vida e morada da família humana, um Dom de Deus e um bem para todos, e não apenas uma mercadoria para vantagem de alguns.


Rachel Malavolti


Nenhum comentário: