Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

DECÁLOGO DOS SÍMBOLOS DA QUARESMA

1 .- A Quaresma é deserto. É seco, solidão, jejum, austeridade, severidade, esforço, penitência, perigo, tentação.

2 .- A Quaresma é PERDÃO.
As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive, ea parábola do filho pródigo são exemplos.

3 .- A Quaresma é ENCONTRO, é abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus com a mulher adúltera.

4 .- A Quaresma é LUZ, como se torna evidente, por exemplo, no evangelho do cego de nascença. É a transição da escuridão para a luz.
Jesus Cristo é a luz do mundo.

5 .- A Quaresma é SAÚDE, símbolo manifestado nos textos como a cura do paralítico ou curar o filho do centurião.

6 .- A Quaresma é ÁGUA.
É a transição entre a sede da nossa insatisfação na vida da água, a água de Moisés ao povo de Israel no deserto ou de Jesus à Samaritana.

7 .- A Quaresma é superação vitoriosa de provações e dificuldades. É LIBERTAÇÃO TRIUNFAL.
Algumas figuras bíblicas que superaram grandes perigos e as provas são José, filho de Jacó, Ester, Jeremias, e acima de tudo, Jesus, tentado e transfigurado.

8 .- A Quaresma é CRUZ. Assine e presença permanente em toda a Quaresma.
Prefigurada no Antigo Testamento e patenteado pelo exemplo de Jesus Cristo e como a sua chamada para suportá-lo como um acompanhamento do estado.

9 .- A Quaresma é transfiguração. É a luz definitiva do caminho quaresmal, e antecipação anunciada na cena da transfiguração de Jesus.
"Pela cruz à luz".

10 .- A Quaresma é o esforço para retirar o fermento velho e incorporar novos LEVEDURAS DA PÁSCOA ressuscitado Ressuscitado, agora e sempre.

Fonte: bispos espanhóis

Nenhum comentário: