Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Mt 9,14-15

"Disse-lhes Jesus: ‘Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?’." Mt 9,15


Os discípulos de João Batista e os fariseus ficaram intrigados porque os discípulos de Jesus não jejuavam. Para eles o jejum era manifestação de dor e luto. Jesus, o noivo, está junto dos discípulos, por isso, não podiam jejuar e sim hora de alegria e de comunhão. Jesus insistia em outra atitude de vida: a de amor, de misericórdia, de acolhimento, de perdão. Nós cristãos acreditamos que Deus nos ama, que Jesus está sempre conosco, que o mal foi derrotado, que é possível sermos felizes na paz e a fraternidade. Não podemos então viver no luto, no pessimismo triste, a nos lamentar chorosos.

Deus gosta e espera de nós tudo aquilo que nos leva ao amor autêntico com nossos irmãos.

O sentido do jejum de que fala o texto é, acima de tudo, uma renúncia aos velhos conceitos, às velhas estruturas sociais, às velhas mentalidades de vida que impedem a libertação daquilo que não nos faz ver Deus.

A frase que aparece no final do texto, “dias virão em que lhes será tirado o esposo. Então eles jejuarão”, tem como finalidade distinguir entre o tempo da presença de Jesus e o tempo sucessivo à sua morte.

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: