Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

6° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Toda pessoa deseja ser Feliz, o Catecismo da Igreja Católica afirma: "O próprio Deus colocou no coração do homem um desejo íntimo de felicidade". (CIC 1718). E na procura da felicidade, busca muitas vezes segurança na riqueza, no prazer, no poder, no êxito e promoção pessoal. Qual é o caminho para conquistá-la? As leituras bíblicas apontam dois caminhos: um leva à plena realização, o outro geralmente à decepção.

A 1a Leitura inicia com uma afirmação: "Infeliz o homem que CONFIA no homem". (Jr 17,5-8) Onde buscamos nossa segurança? Nos valores propostos pelos homens?

- Quando confiamos demais nas pessoas: amargamos grandes ilusões.

- Quando confiamos demais em nós: temos o perigo da auto-suficiência.

- Quando confiamos demais nas coisas: provamos dolorosas frustrações.

Por isso, o Senhor alerta que esse não é o caminho certo e acrescenta: "Feliz o homem que CONFIA NO SENHOR, e cuja esperança é o Senhor". "É como a árvore plantada à beira da torrente nunca deixa de dar frutos." Só Deus é a fonte segura de felicidade e de vida plena.


Na 2a Leitura: São Paulo afirma que é feliz quem deposita sua fé e esperança no "Cristo Ressuscitado". (1Cor 15,12.16-20) A ressurreição dá sentido à nossa vida e à nossa fé, e é garantia de nossa própria ressurreição.


No Evangelho: Jesus propõe um caminho seguro para a felicidade, através das BEM-AVENTURANÇAS. (Lc 6,17.20-26) É o discurso inaugural de Jesus, no qual Lucas apresenta quatro Bem-aventuranças e quatro Advertências:

O Local é a Planície não a montanha. Os Destinatários mais diretos são os Discípulos não o povo. O Mundo proclama "felizes" os que têm dinheiro, poder, influência. Jesus declara "felizes" os pobres e amaldiçoados os ricos gananciosos.

AS BEM-AVENTURANÇAS: "Bem Aventurados VÓS que sois POBRES, porque vosso é o Reino de Deus!". Os discípulos tinham deixado tudo para seguir Jesus. Não colocaram a sua segurança nos bens materiais. Por isso são bem-aventurados, porque para eles chegou o Reino de Deus.

Bem Aventurados VÓS, que tendes FOME, que CHORAIS, que sois PERSEGUIDOS. A Bem-aventurança deles não se deve à situação de pobreza, de fome, de lágrimas e perseguição, mas porque, com a vinda do Reino, essas situações dolorosas desaparecerão.

AS MALDIÇÕES: "Ai de VÓS, que sois RICOS, FARTOS, ELOGIADOS, que agora RIDES," enquanto tantos choram. Denunciam a lógica dos que têm o coração cheio de orgulho e auto-suficiência. Colocam-se numa situação que impede a aceitação da riqueza oferecida por Deus.

As Bem-aventuranças manifestam o que Jesus já havia dito no início da sua atividade, na sinagoga de Nazaré: ele foi enviado pelo Pai ao mundo para libertar os oprimidos.

As "Advertências" aos ricos não significam que Deus não tenha para eles a mesma proposta de salvação; mas significam que, se persistirem numa lógica de egoísmo e de injustiça, eles não têm lugar no "Reino" que Jesus propõe.

Nenhuma pessoa, nenhuma riqueza, nenhuma posição social, nenhuma fama poderá nos trazer a verdadeira felicidade. Só Deus poderá saciar plenamente a nossa fome de felicidade. Feliz não é quem possui todos os tesouros da terra. Feliz é quem faz de DEUS o seu verdadeiro Tesouro. O motivo da alegria está no caminho que conduz ao Reino de Deus por meio do desapego, da pobreza, da humildade, da partilha. Trata-se de um alerta para todos nós.


Rachel Malavolti


Nenhum comentário: