Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

1° DOMINGO DA QUARESMA

Estamos no primeiro domingo da QUARESMA, tempo sagrado para uma renovação interior em preparação à grande festa da Páscoa. Nos convida à conversão. Isso significa que devemos nos esvaziar das falsas riquezas e valores, que podemos “crescer” de acordo com os verdadeiros valores cristãos. A conversão não é apenas desembaraçar-se dos pecados, dos vícios e de todas as formas de egoísmo; converter-se é ficar cheio de esperança e de amor por Deus, com senso de justiça, compaixão e generosidade.

A Palavra de Deus nos lembra que as "TENTAÇÕES" podem impedir esse renascer para a vida nova e nos convoca a seguir o caminho de Jesus, renovando nossa fidelidade ao Deus vivo e verdadeiro.


A 1ª Leitura fala da Tentação do Povo de Israel: A IDOLATRIA existente nas religiões fáceis da região. (Dt 26,4-10) Por isso, antes de entrar na Terra Prometida, Moisés convida o Povo a renovar os compromissos da Aliança e a oferecer ao Senhor os primeiros frutos da terra: Era um gesto de gratidão pelos favores passados e pela colheita presente; Era uma "profissão de fé" no Deus libertador, que o livrou do Egito e o introduziu na Terra Prometida. Reconhecia assim quem era o seu "Senhor". Ainda hoje somos tentados em deixar que outros "deuses" ocupam em nós o lugar de Deus: o dinheiro, o poder, o êxito social.


A 2ª Leitura nos fala da tentação dos que pensam que a Salvação é conquista nossa, não um dom gratuito de Deus. (Rm 10,8-13) Precisa "converter-se" a Jesus, isto é, reconhecê-lo como o "Senhor" e acolher no coração a salvação que, em Jesus, Deus nos propõe.


O Evangelho nos apresenta as Tentações de Jesus. (Lc 4,1-13) Após o Batismo, Jesus passa 40 dias no DESERTO, em oração e jejum. Revive em sua experiência pessoal, o caminho do Povo no deserto. E no final, é tentado.


Lucas fala de TRÊS TENTAÇÕES, que são um resumo de tudo o que poderia desviá-lo de sua missão. São também um retrato das tentações que devemos vencer para não nos desviar do projeto de Deus. Jesus recusa o caminho do materialismo, do poder e do prestígio.


1. O PÃO: "Manda que esta pedra se mude em pão..."

- Jesus: "Não só de pão vive o homem..."
Quantos são tentados a buscar apenas o pão material, ter coisas. É o materialismo, que leva a perder a sensibilidade humana e espiritual. Não só de lucro deve viver o progresso, mas de tudo aquilo que respeita a dignidade dos filhos de Deus.


2. O PODER: "Eu te darei todo esse poder e riqueza... se te ajoelhares diante de mim..."
- Jesus: "Adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás..."
TODOS NÓS temos sede de domínio sobre os outros e freqüentemente somos tentados a nos tornar "DONOS".


3. O MILAGRE: "Joga-te daqui para baixo... Deus dará ordem aos anjos para que te guardem..."
- Jesus: "Não tentarás o Senhor teu Deus..."
Ainda hoje somos levados a tentar Deus com uma religião mais fácil sem compromisso, que promete milagres, salvação, dinheiro, emprego, saúde, com "orações milagrosas" exigindo que Deus faça a nossa vontade e nos mande um santo milagreiro para nos atender.

Jesus foi tentado de fato. Suas tentações se resumiam na insidiosa tentativa de fazê-lo infiel à missão que o Pai lhe confiara. Jesus, ao contrário, vence as tentações. E não se serve de suas prerrogativas especiais, mas se submete à vontade do Pai: desempenha sua missão na pobreza, na humildade, no sofrimento, nas recusas e contestações de muitos.


Também nós somos submetidos às tentações de infidelidade à missão que nos foi confiada como seres humanos e como batizados. Estamos ameaçados de nos acomodarmos aos princípios deste mundo, a seus valores materiais, à segurança que nos proporciona o dinheiro, à satisfação que nos dá o poder, descuidando dos valores do Reino que são a verdade, a justiça, o amor e a paz.


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: