Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

QUINTA FEIRA SANTA - CEIA DO SENHOR

Na Quinta feira santa, iniciamos o TRÍDUO PASCAL, o tempo mais sagrado do ano litúrgico e da vida do cristão .

Começa com a missa vespertina na Ceia do Senhor e possui o seu centro na Vigília Pascal.

Na Liturgia de hoje, brotam quatro realidades:

- a EUCARISTIA,

- a COMUNIDADE ECLESIAL, onde ela acontece.

- o SACERDÓCIO, que a perpetua através dos tempos.

- e o AMOR FRATERNO, é o espírito que deve animá-la.


1. A Eucaristia ou a Ceia do Senhor: como memorial de sua gloriosa paixão e morte. Nela, Cristo é o Cordeiro Pascal da nova Aliança, prefigurada na ceia Pascal do Antigo Testamento.


2. A Comunidade eclesial, a Igreja, como comunhão de todos os cristãos, onde a Eucaristia se torna realidade.


3. O Sacerdócio ministerial dos Presbíteros, instituído por Jesus na ceia juntamente com a eucaristia, com o mandamento: "fazei isto em memória de mim", para torná-la possível na Igreja através dos tempos e em todos os lugares. Uma pessoa humana com suas limitações a serviço do povo de Deus, para guiar, evangelizar e santificar.


4. O Mandamento do amor fraterno: Cristo nos alerta que ele não está presente apenas consagrada, mas também onde houver um gesto de amor fraterno: "Este é o meu mandamento: amem uns aos outros como eu os amei".


1ª Leitura: Apresenta a história da 1ª Páscoa dos hebreus. (Ex 12.1-8.11-14) Marca o início de uma nova era, o tempo da libertação. "Este mês será para vocês o começo dos meses, será o 1º mês do ano". Inicia-se vida nova. Chegou a Libertação. Para a inauguração dessa nova era, requer-se PARTILHA: "Se a família for pequena... convidará também o vizinho próximo..."


Na 2ª Leitura: Paulo faz a primeira narrativa da ÚLTIMA CEIA de Jesus com os Apóstolos, instituindo a Eucaristia, que é a memória permanente da morte e ressurreição de Jesus. (1Cor 11,23-26)


O Evangelho lembra a narração da Última Ceia e o Lava-pés. (Jo 13,1-15) João introduz com uma frase muito significativa: "Tendo amado os seus... amou-os até o fim...” O amor exige presença e convivência. Por isso, Cristo nos amando, criou um meio de conviver conosco: foi a Eucaristia.

O Lava pés era sinal de hospitalidade e acolhida. Deixar-se lavar os pés significa participar da comunhão com Deus realizada por Jesus Cristo através de sua vida, morte e ressurreição. Não só com a renovação do rito da Ceia mas também na atitude de servir com amor ao irmão.

Na celebração da eucaristia, não basta conhecer o que Ele disse, precisa celebrar o que Ele celebrou. A nossas vida deve ser sinal da presença de Deus no mundo de hoje. Que o gesto do lava-pés, que agora realizaremos, repetindo o gesto de Jesus, nos relembre que não é apenas rito de purificação, mas tem um sentido mais profundo: O pão e o vinho são sinais de uma vida, doada por amor até o fim. Seguindo esse caminho, somos chamados a viver o amor fraterno.

Há algo mais que uma lição de humildade neste gesto do Mestre. É como uma antecipação, como um símbolo da Paixão, da humilhação total que sofrerá para salvar todos os homens.

Jesus Cristo inverte os valores humanos e convida-nos a seguí-lo para construir um mundo novo e diferente desde o serviço.

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: