Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sábado, 3 de abril de 2010

SÁBADO SANTO – VIGÍLIA PASCAL



A Liturgia dessa noite celebra o fato mais importante da História da Salvação, o Mistério mais profundo de nossa fé: a Ressurreição do Senhor. É a Liturgia mais solene e rica do Ano Litúrgico.


Vamos aprofundar os diversos momentos:

1.LITURGIA DA LUZ: CRISTO, simbolizado pelo CÍRIO PASCAL, é trazido solenemente a um lugar de destaque na celebração. Do meio das trevas surge uma nova luz, que se irradia progressivamente para todos os lados. Diante desse Círio, proclamamos alegres o Hino Pascal, pela vitória de Cristo sobre as trevas da morte e do pecado. E as velas nos lembram que unidos a esse Cristo também nós venceremos. JESUS é a "Luz do Mundo" e nos convida a ser Luz do Mundo.


2. LITURGIA DA PALAVRA: Apresenta uma série de leituras bíblicas que narram etapas importantes desta história maravilhosa, para depois se concentrar no Mistério de Cristo.

a) A CRIAÇÃO: (Gn 1,1.26-31a) Deus não quis ser feliz sozinho, quis outros seres participando de sua felicidade: Por isso, criou o mundo e o homem. O Homem estraga esse plano. Mas Deus toma a iniciativa para restaurar o estrago feito pelo pecado e promete um Salvador.


b) A PÁSCOA dos Judeus: (Ex 14,15-15,1) Deus demonstra não ter esquecido o seu povo e escolhe MOISÉS para conscientizar o povo de sua missão e iniciar a caminhada da Libertação.


c) Os PROFETAS: (Ez 36,16-17a.18-28) No silêncio do deserto, Deus forma o seu povo: Purifica das idolatrias e quer um compromisso solene: ALIANÇA. O Povo aceita mas muitas vezes é infiel. Para relembrar a aliança Envia os profetas... "dar-vos-ei um novo coração".


d) São Paulo dá uma Catequese Batismal: (Rm 6,3-11) Pelo Batismo participamos da morte e ressurreição de Jesus e nos comprometemos a viver uma vida nova.


e) No Evangelho, mulheres buscam o Cristo no túmulo mas ele já não está aí, ele RESSUSCITOU. (Lc 24,1-12) Elas vão ao cemitério para cuidar de um cadáver. Caminham "no escuro", chegam ao túmulo no "amanhecer do dia", a noite terminou, a pedra foi removida, o túmulo está aberto. O anjo explica: Jesus de Nazaré RESSUSCITOU. Inútil procurá-lo agora no lugar da morte. Quando a Comunidade, no dia do Senhor se reúne para ouvir a palavra e para partir o pão, ali está presente, ali ele pode ser ouvido e visto com os olhos da fé.


3. LITURGIA DO BATISMO: A ÁGUA é símbolo da vida nova recebida no BATISMO, que na Igreja primitiva se realizava nessa noite e hoje se renova o batismo é a PÁSCOA DO CRISTÃO.


4. LITURGIA EUCARÍSTICA: É o Memorial da Paixão, morte e Ressurreição de Cristo. Cada domingo é uma pequena Páscoa, em que, relembrando a Páscoa de Cristo, queremos nos reabastecer pela palavra de Deus e pelo pão dos fortes TODO DOMINGO, na celebração da Eucaristia, deve ser um momento forte da vivência dessa Páscoa que parece não ter fim. Que assim seja. FELIZ PÁSCOA a todos.


Ò noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira! Que grande noite esta que celebramos hoje! Depois de um período de mais de quarenta dias nos preparando para celebração a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, enfim nossa boca pode proclamar que o Messias está vivo, que ressuscitou para a nossa salvação! A partir do anúncio pascal desta noite, começamos a olhar o céu e a terra, toda a imensa variedade da criação, com outros olhos. Sobretudo o ser humano, nós o olhamos e contemplamos agora recriado à imagem e semelhança de Deus, no meio de toda a criação agora também renovada. Entendemos que o Cristo, totalmente mergulhado na realidade humana pela sua morte e ressurreição, fez de nós, pelo nosso batismo, também participantes da sua definitiva vitória sobre a morte. Sendo mergulhados nas águas batismais, fomos então sepultados com Cristo para que, como Ele ressuscitou dos mortos, também nós sejamos renascidos para uma vida nova. O Evangelho nos apresenta as mulheres que vão prestar suas homenagens no túmulo de Jesus. Porém, chegando lá, encontraram um túmulo vazio e receberam um recado do céu: Jesus estava vivo, ressuscitado. Tudo ficou diferente! As palavras do Mestre tinham agora um significado novo. Deus estava com Ele! A morte não era o fim! E foram comunicar a notícia aos discípulos: são as primeiras anunciadoras da vitória da vida! Essas mulheres nos indicam uma missão: boa nova é para comunicar, não é para ficar guardada no coração. Os discípulos não acreditaram logo, acharam que era delírio. Mas o anúncio assim mesmo fez efeito: foram verificar. A palavra das mulheres os levou a uma experiência pessoal com o ressuscitado. As mulheres receberam um questionamento importante no túmulo vazio de Jesus: “Por que procurais entre os mortos aquele que está vivo?”

Jesus ressuscitado continua presente até hoje, sua força muda a história das pessoas e da humanidade. E assim se faz a evangelização: quem descobre Jesus anuncia, mas o ouvinte tem que fazer sua própria experiência de fé e de acolhimento de Cristo. O anúncio é o estímulo para que comece um processo de encontro. Cristo Ressuscitado acompanha seus discípulos e discípulas e nos leva a construir um mundo novo, voltado para o futuro. O mundo, carente de esperança, precisa do anúncio da vitória da vida, garantida por Deus. E somos nós que, hoje, devemos assumir a responsabilidade de anunciar a todos que Jesus ressuscitou, nos presenteou com a salvação e está vivo no meio de nós!



Rachel Malavolti

Nenhum comentário: