Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 25 de abril de 2010

4° DOMINGO DA PÁSCOA


O 4o Domingo de Páscoa é conhecido como o "Domingo do Bom Pastor " porque todos os anos a Liturgia propõe uma passagem do capítulo 10o de São João, na qual Jesus é presentado como "Bom Pastor". É o tema central de hoje. PASTOR é aquele que vai à frente do rebanho para indicar o caminho, que conduz às pastagens e às nascentes de água.

A 1ª Leitura narra a reação de judeus e pagãos à pregação de Paulo e Barnabé (At 13,14.43-52). Os Judeus pensam ter o monopólio de Deus e da Verdade: são ovelhas fechadas, que ficam indiferentes às propostas cristãs; Os pagãos respondem com alegria e entusiasmo: são ovelhas atentas à voz do Pastor e dispostas a segui-lo.


A 2ª Leitura apresenta a meta final do Rebanho: "O Cordeiro será o seu Pastor e os conduzirá às fontes da água vivificante." (Ap 7,9.14b-17)


No Evangelho, Cristo se apresenta como o "BOM PASTOR". (Jo 10,27-30) O texto é uma Catequese sobre a Missão de Jesus: consiste em conduzir os homens às pastagens verdejantes e às fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude.


Na Parábola, vemos DUAS ATITUDES:

1. A Atitude do Pastor (Cristo): "Dá a vida pelas ovelhas..." ;conhece: "Eu conheço as minhas ovelhas..."; cuida delas: "Jamais se perderão, ninguém vai arrancá-las de minhas mãos"

2. A Atitude das Ovelhas: Elas o conhecem numa intimidade profunda: ESCUTAM e SEGUEM. Isso significa percorrer o mesmo caminho de Jesus,numa entrega total aos projetos de Deus e numa doação total de amor e de serviço aos irmãos.

São todas as pessoas que ESCUTAM A SUA VOZ e O SEGUEM. Pode ser discípulo do bom Pastor também aquele que, embora não conheça Cristo, se sacrifica pelo pobre, pratica a justiça, a fraternidade, a partilha dos bens, a hospitalidade, a fidelidade, a sinceridade, a recusa à violência, o perdão aos inimigos, o compromisso com a paz.

A descrição que nos oferece o evangelho de João sobre Jesus como o Bom Pator pretende afirmar que a promessa de Deus, anunciada pelo profeta Ezequiel (cap.34), se cumpre nele.

Jesus declara Eu sou o Bom Pastor, isto é, aquele que liberta o povo para uma vida em abundância. A expressão “eu sou” remonta ao texto do livro de Êxodo, no qual Deus se deu a conhecer a Moisés na época da libertação da escravidão no Egito.

A relação de Jesus com as ovelhas é uma relação de reciprocidade: as ovelhas escutam a voz do pastor. “Eu mesmo irei buscar as minhas ovelhas e as reunirei.” É ele quem dá a sua vida pelas ovelhas, para que elas tenham a plenitude de vida. O pastor, por sua vez, conhece as suas ovelhas, uma por uma e as chama pelo nome. A comunhão se concretiza no seguimento.

Àqueles que seguem o pastor lhes será dada a vida eterna. Ele não é como os pastores mercenários, é a pastor que conhece suas ovelhas e quya dá a vida.

Nós somos o povo e o rebanho do Senhor. Jesus é a porta para a vida. Esse discurso tem como pano de fundo o texto do profeta Ezequiel. (Ez34).

Jesus é o Pastor, as ovelhas são os discípulos e o povo que o ouvem e o seguem. Os homens reconhecem a Jesus como o enviado de Deus porque ele salva e conduz à vida. Jesus veio para dar a vida aos homens. Ele dá a vida eterna que já se concretiza na fé. Jesus é o único salvador e mediador para a vida.

Jesus é o pastor da humanidade porque, conhecendo cada um pessoalmente, tira o homem da alienação e exploração, frutos dos jogos de poder aos quais o homem se vê submetido.
A missão de Jesus é universal: Tenho outras ovelhas que não são deste redil, também a essas devo conduzir e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: