Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 30 de junho de 2013

DOMINGO DIA DO SENHOR

Foto

Foto

Foto

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho (Mt 16,13-19)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?”
14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.
15 Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17 Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo! Proclamar e reconhecer isso em nossa vida é o que dá firmeza, o que solidifica e sustenta nossa própria fé. Tu, que isto proclamas sem receio, que isto vives e nisto pautas tua vida, tu és rocha firme da comunidade, sobre teu testemunho a família de Deus floresce, pois a fé opera pelo testemunho e constrói o Reino ... E nós, que dizemos de Cristo? Sequer nos pronunciamos sobre ele? Não falo de discursos, mas nossa vida é testemunho do que exatamente? Pedro é o primeiro dos apóstolos porque dá testemunho como tal . Paulo descobriu em sua vida o que realmente vale a pena seguir. E nós, sobre o que gritamos e pelo que lutamos?

2ª LEITURA DO DIA

Foto: Leitura da segunda carta de são Paulo a Timóteo.
Quanto a mim, estou a ponto de ser imolado e o instante da minha libertação se aproxima.
Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé.
Resta-me agora receber a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos aqueles que aguardam com amor a sua aparição.
Contudo, o Senhor me assistiu e me deu forças, para que, por meu intermédio, a boa mensagem fosse plenamente anunciada e chegasse aos ouvidos de todos os pagãos. E fui salvo das fauces do leão.
O Senhor me salvará de todo mal e me preservará para o seu Reino celestial. A ele a glória por toda a eternidade!

Palavra do Senhor!

SALMO DO DIA

Foto: Salmo responsorial 33/34

De todos os temores me livrou o Senhor Deus.

Bendirei o Senhor Deus em todo tempo,
seu louvor estará sempre em minha boca.
Minha alma se gloria no Senhor;
que ouçam os humildes e se alegrem!

Comigo engrandecei ao Senhor Deus,
exaltemos todos juntos o seu nome!
Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu
e de todos os temores me livrou.

Contemplai a sua face e alegrai-vos,
e vosso rosto não se cubra de vergonha!
Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido,
e o Senhor o libertou de toda angústia.

O anjo do Senhor vem acampar
ao redor dos que o temem e os salva.
Provai e vede quão suave é o Senhor!
Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

1ª LEITURA DO DIA

Foto: Leitura (Leitura dos Atos dos Apóstolos 12,1-11)

Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar.
Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João.
Vendo que isto agradava aos judeus, mandou prender Pedro. Eram então os dias dos pães sem fermento.
Mandou prendê-lo e lançou-o no cárcere, entregando-o à guarda de quatro grupos, de quatro soldados cada um, com a intenção de apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
Pedro estava assim encerrado na prisão, mas a Igreja orava sem cessar por ele a Deus.
Ora, quando Herodes estava para o apresentar, naquela mesma noite dormia Pedro entre dois soldados, ligado com duas cadeias. Os guardas, à porta, vigiavam o cárcere.
De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: “Levanta-te depressa”, disse ele. Caíram-lhe as cadeias das mãos.
O anjo ordenou: “Cinge-te e calça as tuas sandálias”. Ele assim o fez. O anjo acrescentou: “Cobre-te com a tua capa e segue-me”. Pedro saiu e seguiu-o, sem saber se era real o que se fazia por meio do anjo. Julgava estar sonhando.
Passaram o primeiro e o segundo postos da guarda. Chegaram ao portão de ferro, que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesmo. Saíram e tomaram juntos uma rua. Em seguida, de súbito, o anjo desapareceu.
Então Pedro tornou a si e disse: “Agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo dos judeus”.

Palavra do Senhor.

SANTO DO DIA

Foto: Rogai por nós!
Conheça a história inteira desse santo, leia agora: 
http://www.catequisar.com.br/texto/santos/indice/jun/snt_030.htm

ORAÇÃO DO DIA

Foto: Liturgia diária, leia e medite: http://www.catequisar.com.br/texto/ev/2013/jun/30.htm

Aproveite e ouça também nossa WebRádio

Foto: Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho (Mt 8,5-17)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 5 quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6 “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”.
7 Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. 8 O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9 Pois eu também sou subordinado e tenho soldados sob minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”.
10 Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11 Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, 12 enquanto os herdeiros do Reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”.
13 Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! e seja feito como tu creste”. E, naquela mesma hora, o empregado ficou curado. 14 Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. 15 Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou, e pôs-se a servi-lo. 16 Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos, com sua palavra, e curou todos os doentes, 17 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A fé do gentio suscita a admiração de Jesus e dá pé ao contraste entre ela e a pouca adesão que encontra em Israel. Jesus vê que sua mensagem vai suscitar melhor resposta entre os não judeus que entre os israelistas.

É a fé que possibilita ao homem ser mais homem, isto é, reconhecer a sua dignidade de filho de Deus.

Nessa cura Jesus se manisfestou como salvador do homem doente.

A solidariedade misericordiosa de jesus para com os doentes e aflitos é o sinal de sua mais profunda solidariedade para com os nossos pecados e misérias morais, a ponto de redimi-los desde suas verdadeiras raízes.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

Foto

O leproso era um marginalizado por motivo religioso. O homem afetado de tal enfermidade não podia ter acesso ao recinto religioso. Jesus o acolhe e permite que ele receba a cura. Jesus experimenta a pobreza desse homem e o liberta pelo toque de sua força divina. O leproso aproxima-se de Jesus. O portador dessa doença era afastado da comunidade. Não podia aproximar-se de ninguém. Nesse encontro, Jesus rompe as barreiras.

O pedido por parte do doente: se queres, podes curar-me, indica que poder e vontade andam juntos. Jesus cura porque é um modo pedagógico de manifestar o Reino e a vontade do Pai, que criou tudo para o bem e para a felicidade do homem.

O gesto de jesus de estender a mão mostra a afeição unida à misericórdia. Ele oferece ao leproso a oportunidade de voltar à comunidade.

SALMO DO DIA


1ª LEITURA DO DIA

Foto: Leitura do livro do Gênesis. 
Abrão tinha noventa e nove anos. O Senhor apareceu-lhe e disse-lhe: “Eu sou o Deus Todo-poderoso. Anda em minha presença e sê íntegro; 
Deus disse ainda a Abraão: “Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu e tua posteridade nas gerações futuras. 
Eis o pacto que faço entre mim e vós, e teus descendentes, e que tereis de guardar: Todo homem, entre vós, será circuncidado. 
 Disse Deus a Abraão: “Não chamarás mais tua mulher Sarai, e sim Sara. 
Eu a abençoarei, e dela te darei um filho. Eu a abençoarei, e ela será a mãe de nações e dela sairão reis.” 
Abraão prostrou-se com o rosto por terra, e começou a rir, dizendo consigo mesmo: “Poderia nascer um filho a um homem de cem anos? Seria possível a Sara conceber ainda na idade de noventa anos?” 
E disse a Deus: “Oxalá que Ismael viva diante de vossa face!” 
 Mas Deus respondeu-lhe: “Não, é Sara, tua mulher que dará à luz um filho, ao qual chamarás Isaac. Farei aliança com ele, uma aliança que será perpétua para sua posteridade depois dele. 
Eu te ouvirei também acerca de Ismael. Eu o abençoarei, torná-lo-ei fecundo e multiplicarei extraordinariamente sua descendência: ele será o pai de doze príncipes, e farei sair dele uma grande nação. 
Mas minha aliança eu a farei com Isaac, que Sara te dará à luz dentro de um ano, nesta mesma época.” 
Tendo acabado de falar com ele, retirou-se Deus de Abraão. 

Palavra do Senhor.

SANTO DO DIA

Foto: Rogai por nós!
Conheça a história inteira desse santo, leia agora: 
http://www.catequisar.com.br/texto/santos/indice/jun/snt_028.htm

ORAÇÃO DO DIA

Foto: Liturgia diária, leia e medite: http://www.catequisar.com.br/texto/ev/2013/jun/28.htm

Aproveite e ouça também nossa WebRádio

Foto: Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor (1Sm 2,35).

quinta-feira, 27 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho (Mt 7,21-29)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres? 23 Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
24 Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26 Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática, é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27 Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”
28 Quando Jesus acabou de dizer estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu en­sina­mento. 29 De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Através dessas palavras,Jesus nos exorta à prática de seus ensinamentos.

O evangelista se dirige aos falsos profetas e àqueles que os seguem, convidando-os para que se convertam e se preocupem mais em cumprir a vontade de Deus. Há nesse texto uma clara referência ao dia do juízo que se apresenta, antes de tudo, como um ato de discernimento entre aqueles que seguiram o caminho do discipulado e aqueles que seguiram por um caminho mais fácil.

Mateus convida suas comunidades e os cristãos de todos os tempos a se enraizar firmemente nos ensinamentos de Jesus e a traduzir esses ensinamentos em ações concretas.

SALMO DO DIA

Foto: Salmo responsorial 105/106

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom. 

Daí graças ao Senhor, porque ele é bom, 
porque eterna é a sua misericórdia! 
Quem contará os grandes feitos do Senhor? 
Quem cantará todo o louvor que ele merece? 

Felizes os que guardam seus preceitos 
e praticam a justiça em todo o tempo! 
Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, 
pelo amor que demonstrais ao vosso povo! 

Visitai-me com a vossa salvação, 
para que eu veja o bem-estar do vosso povo, 
e exulte na alegria dos eleitos, 
e me glorie com os que são vossa herança.

1ª LEITURA DO DIA

SANTO DO DIA

Foto: Rogai por nós!
Conheça a história inteira de Nsra. do Perpetuo Socorro, leia agora: 
http://www.catequisar.com.br/texto/santos/indice/jun/snt_027.htm

Foto: Oração à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Ó Senhora do Perpétuo Socorro,
mostrai-nos que sois verdadeiramente nossa Mãe
obtendo-me o seguinte benefício:
(faz-se o pedido)
e a graça de usar dela 
para a glória de Deus e a salvação de minha alma.

Ó glorioso Santo Afonso, 
que por vossa confiança na bem-aventurada Virgem
conseguistes tantos favores e tão perfeitamente provastes,
em vossos admiráveis escritos,
que todas as graças nos vêm de Deus pela intercessão de Maria, 
alcançai-me a mais terna confiança 
para com nossa Mãe do Perpétuo Socorro
e rogai-lhe, com instância, 
me conceda o favor que reclamo de seu poder e bondade maternal. 

Eterno Pai, em nome de Jesus 
e pela intercessão de nossa Mãe do Perpétuo Socorro e de Santo Afonso, 
peço-vos me atendais para vossa glória e bem da minha alma. 
Amém.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, 
rogai por nós.

Leia mais: http://www.catequisar.com.br/texto/santos/indice/jun/snt_027.htm

ORAÇÃO DO DIA

Foto: Liturgia diária, leia e medite: http://www.catequisar.com.br/texto/ev/2013/jun/27.htm

Aproveite e ouça também nossa WebRádio

Foto: Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

quarta-feira, 26 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho (Mt 7,15-20)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15 “Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16 Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17 Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18 Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19 Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20 Portanto, pelos seus frutos vós os conhece­reis”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Jesus previne contra o engano das palavras. O texto trata da presença dos falsos profetas na comunidade.

O meio para distinguir um verdadeiro profeta do falso é "pelas suas ações", isto é, pelo que faz, pelo que faz, pleo seu modo de agir. A verdade de cada um aparece pelo "que faz", da mesma forma a qualidade da árvore se verifica pelo seu fruto.

Para Jesus, as obras brotam espontaneamente da realidade interior. Elas moldam a índole do homem e são o reflexo infalível de suas atitudes profundas.

SALMO DO DIA

Foto: Salmo responsorial 104/105

O Senhor se lembra sempre da aliança.

Dai graças ao Senhor, gritai seu nome,
anunciai entre as nações seus grandes feitos!
Cantai, entoai salmos para ele,
publicai todas as suas maravilhas!

Gloriai-vos em seu nome que é santo,
exulte o coração que busca a Deus!
Procurai o Senhor Deus e seu poder,
buscai constantemente a sua face!

Descendentes de Abraão, seu servidor,
e filhos de Jacó, seu escolhido,
ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus,
vigoram suas leis em toda a terra.

1ª LEITURA DO DIA

Foto: Leitura do livro do Gênesis. 
Depois desses acontecimentos, a palavra do Senhor foi dirigida a Abrão, numa visão, nestes termos: “Nada temas, Abrão! Eu sou o teu protetor; tua recompensa será muito grande.” Abrão respondeu: “Senhor Javé, que me dareis vós? Eu irei sem filhos, e o herdeiro de minha casa é Eliezer de Damasco.” E ajuntou: “Vós não me destes posteridade, e é um escravo nascido em minha casa que será o meu herdeiro.” Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida nestes termos: “Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que vai sair de tuas entranhas.” 
 E, conduzindo-o fora, disse-lhe: “Levanta os olhos para os céus e conta as estrelas, se és capaz.. Pois bem, ajuntou ele, assim será a tua descendência.”6 Abrão confiou no Senhor, e o Senhor lho imputou para justiça. 
 E disse-lhe: “Eu sou o Senhor que te fiz sair de Ur da Caldéia para dar-te esta terra.” “O Senhor Javé, como poderei saber se a hei de possuir?” “Toma uma novilha de três anos, respondeu-lhe o Senhor, uma cabra de três anos, um cordeiro de três anos, uma rola e um pombinho.” Abrão tomou todos esses animais, e dividiu-os pelo meio, colocando suas metades uma defronte da outra; mas não cortou as aves. Vieram as aves de rapina e atiraram-se sobre os cadáveres, mas Abrão as expulsou. 
 E eis que, ao pôr-do-sol, veio um profundo sono a Abrão, ao mesmo tempo que o assaltou um grande pavor, uma espessa escuridão. 
Quando o sol se pôs, formou-se uma densa escuridão, e eis que um braseiro fumegante e uma tocha ardente passaram pelo meio das carnes divididas. 
Naquele dia, o Senhor fez aliança com Abrão: “Eu dou, disse ele, esta terra aos teus descendentes, desde a torrente do Egito até o grande rio Eufrates: 

Palavra do Senhor.

SANTO DO DIA

Foto: Rogai por nós!
Conheça a história inteira desse santo, leia agora: 
http://www.catequisar.com.br/texto/santos/indice/jun/snt_026.htm

ORAÇÃO DO DIA

Foto: O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

Foto: Liturgia diária, leia e medite: http://www.catequisar.com.br/texto/ev/2013/jun/26.htm

Aproveite e ouça também nossa WebRádio

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho (Mt 7,6.12-14)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 “Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
12 Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14 Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

O tema é uma exortação à oração confiante ao Pai, desenvolvida em três atitudes: pedi, procurai e batei. Tais atitudes estão juntas como garantia do atendimento: recebereis, encontreis e a porta vos será aberta.

Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles. Essa frase do Evangelho resume tudo o que devemos fazer na vida em resposta à vontade de Deus, impressa em nossos corações. Devemos amar cada pessoa,imaginando-nos em sua situação e tratando-a como gostaríamos de ser tratados. É a chamada "regra de ouro" de diversas culturas.

terça-feira, 25 de junho de 2013

SALMO DO DIA

Foto: Salmo responsorial 14/15

Senhor, quem morará em vosso monte santo? 

“Senhor, quem morará em vossa casa?” 
É aquele que caminha sem pecado 
e pratica a justiça fielmente; 
quem pensa a verdade no seu íntimo 
e não solta em calúnias sua língua. 

Que em nada prejudica o seu irmão 
nem cobre de insultos seu vizinho; 
que não dá valor algum ao homem ímpio, 
mas honra os que respeitam o Senhor. 

Não empresta o seu dinheiro com usura 
nem se deixa subornar contra o inocente. 
Jamais vacilará quem vive assim!

1ª LEITURA DO DIA

Foto: Leitura do livro do Gênesis. 
 Abrão era muito rico em rebanhos, prata e ouro. 
Lot, que acompanhava Abrão, possuía também ovelhas, bois e tendas, e a região não lhes bastava para aí se estabelecerem juntos. Por isso houve uma contenda entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os dos rebanhos de Lot. Os cananeus e os ferezeus habitavam então naquela terra.  Abrão disse a Lot: “Rogo-te que não haja discórdia entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos.  Eis aí toda a terra diante de ti; separemo-nos. Se fores para a esquerda, eu irei para a direita; se fores para a direita, eu irei para esquerda.” 
Lot, levantando os olhos, viu que a toda a planície de Jordão era regada de água (o Senhor não tinha ainda destruído Sodoma e Gomorra) como o jardim do Senhor, como a terra do Egito ao lado de Tsoar.  Lot escolheu toda a planície do Jordão e foi para o oriente. Foi assim que se separam um do outro.  Abrão fixou-se na terra de Canaã, e Lot nas cidades da planície, onde levantou suas tendas até Sodoma. Ora, os habitantes de Sodoma eram perversos, e grandes pecadores diante do Senhor. 
 O Senhor disse a Abrão depois que Lot o deixou: “Levanta os olhos, e do lugar onde estás, olha para o norte e para o sul, para o oriente e para o ocidente.  Toda a terra que vês, eu a darei a ti e aos teus descendentes para sempre.  Tornarei tua posteridade tão numerosa como o pó da terra: se alguém puder contar os grãos do pó da terra, então poderá contar a tua posteridade.  Levanta-te, percorre a terra em toda a sua extensão, porque eu te hei de dar.” Abrão levantou as suas tendas e veio fixar-se no vale dos carvalhos de Mambré, que estão em Hebron; e ali edificou um altar ao Senhor.

Palavra do Senhor.

SANTO DO DIA

Foto: Rogai por nós!
Conheça a história inteira desse santo, leia agora: 
http://www.catequisar.com.br/texto/santos/indice/jun/snt_025.htm

ORAÇÃO DO DIA

Foto: Liturgia diária, leia e medite: http://www.catequisar.com.br/texto/ev/2013/jun/25.htm

Aproveite e ouça também nossa WebRádio

Foto: O Senhor é a força de seu povo, fortaleza e salvação do seu ungido. Salvai, Senhor, vosso povo, abençoai vossa herança e governai para sempre os vossos servos (Sl 27,8s).

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho (Lc 1,57-66.80)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho. Os vizinhos e os parentes ouviram quanta misericórdia o Senhor lhe tinha demonstrado, e alegravam-se com ela. No oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse:«Não. Ele vai se chamar João». Disseram-lhe: «Ninguém entre os teus parentes é chamado com este nome!». Por meio de sinais, então, perguntaram ao pai como ele queria que o menino se chamasse. Zacarias pediu uma tabuinha e escreveu: «João é o seu nome!» E todos ficaram admirados. No mesmo instante, sua boca se abriu, a língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor, e a notícia se espalhou por toda a região montanhosa da Judéia. Todos os que ouviram a notícia ficavam pensando: «Que vai ser este menino?» De fato, a mão do Senhor estava com ele. O menino crescia e seu espírito se fortalecia. Ele vivia nos desertos, até o dia de se apresentar publicamente diante de Israel.

- Palavra da Salvação.

Hoje a Igreja celebra o nascimento de João Batista. O seu nascimento ocorreu num momento em que o povo de Israel se perguntava sobre Deus ter esquecido sua promessa: a de enviar o Messias.

João vai à frente de Cristo e, com sua Palavra e exemplo, apresenta as condições necessárias para se receber a salvação. Ele se apresenta como testemunha fiel da luz que anuncia e a apresenta ao mundo.

João convida o povo a reconhecer Cristo como o sol que nos vem visitar. A vida e a missão de João têm profunda relação coma vida de todo aquele que busca Deus.

João Batista personifica todo ser humano: suas aspirações,sua missão, seus compromissos, a busca de um sentido para a própria vida.

domingo, 23 de junho de 2013

DOMINGO DIA DO SENHOR

Foto

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,18-24

Jesus estava orando, a sós, e os discípulos estavam com ele. Então, perguntou-lhes: «Quem dizem as multidões que eu sou?». Eles responderam: «Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros ainda acham que algum dos antigos profetas ressuscitou». Mas Jesus perguntou: «E vós, quem dizeis que eu sou?». Pedro respondeu: «O Cristo de Deus». Mas ele advertiu-os para que não contassem isso a ninguém. 

E explicou: «É necessário o Filho do Homem sofrer muito e ser rejeitado pelos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar». Depois, Jesus começou a dizer a todos: «Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me. Pois quem quiser salvar sua vida a perderá, e quem perder sua vida por causa de mim a salvará».

- Palavra da Salvação

Condições para seguir Jesus. Jesus quer saber sobre o que dizem as pessoas a seu respeito, mas também quem Ele é para os discípulos. Após a resposta de Pedro, Ele pede segredo e revela que seu messianismo se dá, sobretudo, no sofrimento da Paixão. Propõe a todos que desejam segui-lo a renúncia de si mesmo e a tomar a sua cruz cada dia. O caminho do discipulado exige uma atitude de despojamento constante e perseverante no cotidiano da vida. Primeiro o discípulo é convidado a fazer a experiência com o Senhor, a reconhecê-lo como Messias e, assim, a se despojar de si mesmo. Cada dia é preciso dizer sim à proposta de jesus. Cada dia é preciso recomeçar, colocando-se atrás de Jesus e renunciando a si mesmo.

2ª LEITURA DO DIA

Foto: Leitura da carta de são Paulo aos Gálatas. 
Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. 
Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. 
Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus. 
Ora, se sois de Cristo, então sois verdadeiramente a descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa. 

Palavra do Senhor.