Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

«Cuidado! não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não mandes tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.» Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de orar nas sinagogas e nas esquinas das praças, em posição de serem vistos pelos outros. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa. »Quando jejuardes, não fiqueis de rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa».

- Palavra da Salvação.

Entre os fariseus, os atos de piedade eram fundamentalmente três: a esmola, a oração e o jejum. Mas, para muitos, essas práticas se transformam numa questão puramente externa e num motivo de orgulho, até o ponto em que alguns faziam uma pública exibição de sua religiosidade.

Jesus insiste na necessidade de banir a vaidade e o orgulho na prática da lei evangélica.

Jesus não despreza o jejum, pois através dele podemos perceber horizontes novos para a nossa vida, podemos crescer espiritualmente e também fraternamente, quando nos dedicarmos àqueles que passam por necessidade.

Jesus revela-nos aqui um dos tópicos-chaves do Sermão da Montanha: seus discípulos precisam buscar a perfeição na imitação de Deus e não na imitação dos homens.

Nenhum comentário: