Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sábado, 15 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,27-32

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Ora, eu vos digo: todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela em seu coração. Se teu olho direito te leva à queda, arranca-o e joga para longe de ti! De fato, é melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ser lançado ao inferno.  Se a tua mão direita te leva à queda, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perderes um de teus membros do que todo o corpo ir para o inferno. »Foi dito também: ‘Quem despedir sua mulher dê-lhe um atestado de divórcio’. Ora, eu vos digo: todo aquele que despedir sua mulher — fora o caso de união ilícita — faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher que foi despedida comete adultério».

- Palavra da Salvação

Os doutores da lei e os fariseus representam a lei antiga, mas Jesus nos apresenta outra atitude: revela-se o promulgador da Nova Lei.

A questão do adultério é esclarecida por Jesus. Ele ensina, à luz da Nova Lei, que amar é uma caracteristica fundamental do ser humano, na qual o homem se realiza.

O preceito "não cometerás adultério" se relaciona com o preceito "não matarás"; pois o adultério, à semelhança do homivídio, lesa a pessoa enquanto subtrai ao legítimo cônjuge aquilo que é considerado, especialmente em meio semítico, um bem que lhe é próprio.

Numa sociedade de valores descartáveis e consumistas, o amor também é considerado objeto de consumo, com a ilusão de se transformar em conquista de liberdade. O adultério é para Jesus uma corrupção do amor e do coração do homem.

Nenhum comentário: