Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quinta-feira, 13 de junho de 2013

EVANGELHO DO DIA

Foto: Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,20-26

«Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar deverá responder no tribunal’. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; quem disser ao seu irmão ‘imbecil’ deverá responder perante o sinédrio; quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto ele caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade, te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo».

- Palavra da Salvação

Jesus quer nos ajudar a compreender que, ao trazer a lei ao seu cumprimento, a caridade fraterna, em primeiro lugar, é de sua radical exigência.

O preceito "não matarás" não se refere somente à morte física. Existem formas mais sutis de matar: a tensão de enfrentamento, o insulto, o desprezo, o silêncio, a coação...

É preciso decidir-se pela fé e pela conversão. O perdão fraterno não pode ser adiado. Converter-se é seguir a jesus no amor que ele tem pelos outros. Não é suficiente apenas não ofender seriamente ou não ferir alguém; precisamos amar o próximo como a nós mesmos. Amar a Deus, em si mesmo, não pode tomar o lugar da caridade, pois, nesse caso, a adoração, o amar a Deus seria vazio.

Nenhum comentário: