Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Uma Meditação do site http://www.regnumchristi.org/por/

Viver com sobriedade e generosidade. 09-09-09

“Cristo fez por ti, por teu amor, para levar-te ao céu. Doou-se completamente por ti. Agora pergunte a ti mesmo: que vais fazer por Cristo?”

Leitura do Santo Evangelho segundo São Lucas 6, 20-26

Então ele ergueu os olhos para os seus discípulos e disse: Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis fartos! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque vos alegrareis! Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos ultrajarem, e quando repelirem o vosso nome como infame por causa do Filho do Homem! Alegrai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu. Era assim que os pais deles tratavam os profetas. Mas ai de vós, ricos, porque tendes a vossa consolação! Ai de vós, que estais fartos, porque vireis a ter fome! Ai de vós, que agora rides, porque gemereis e chorareis! Ai de vós, quando vos louvarem os homens, porque assim faziam os pais deles aos falsos profetas!

Oração introdutória

Senhor, o caminho das bem-aventuranças é a única via para chegar a ti. Este é o trajeto que os santos se esforçaram para percorrer. Ajuda-me para que em minha existência terrena eu me esforce para ser pobre de espírito, humilde, faminto de justiça, misericordioso, puro de coração e trabalhador pela paz.

Petição

Senhor, neste dia sinto que se reaviva em mim a atração para o céu, isto me empurra a apertar o passo da minha peregrinação terrena. Que esta aspiração arda sempre em mim e me ajude a superar toda dificuldade, todo temor e toda tribulação.

Meditação

A pobreza não é um valor em si mesmo, é a condição para poder dar-se aos outros. É mais, há uma pobreza que Deus não quer nem aceita e que devemos nos esforçar para combater. Trata-se dessa indigência que impede que as pessoas vivam segundo sua dignidade e necessidades. Em nossos dias, com freqüência se vê pessoas que gastam com o supérfluo às custas de quem com muito esforço alcança o que ganha para viver. Todos devemos trabalhar para que isto desapareça. Deve-se começar por fomentar o desprendimento dos bens materiais e o apreço pelas riquezas da alma. É preciso se atrever a viver com o justo, sem criar necessidades que não existem. Quantas coisas temos que não são imprescindíveis? Não basta dar respostas a curto prazo, que não solucionam mas sim prolongam o estado de pobreza das pessoas. Faz falta decidir viver com sobriedade e com solidariedade, que são valores evangélicos. Deus ao se tornar homem, quis nascer, viver e morrer como pobre para nos dar exemplo de generosidade. Estamos dispostos a imitá-lo?

Reflexão apostólica

O membro do Regnum Christi tem em Cristo todo seu tesouro e sua riqueza. Aquele que se encontrou com Ele tem todo o resto por perdido, ainda mais, por lixo. Atrevamo-nos a seguir cristo com liberdade de espírito, desprendidos de tudo para ganhar tudo em Deus.

Propósito

Analisar em que aspectos da minha vida posso ser mais justo e solidário com os demais.

Diálogo com Cristo

Senhor, por que me esforço por possuir bens se no fundo sempre serei uma criatura pobre? Por que me interesso tanto em aparentar, se Tu conheces tudo o que há em meu coração? Ajuda-me a buscar teu Reino e a esperar que todo o resto venha a ser acrescentado. Concedei-me ser testemunho seu por meio de uma vida sóbria e simples.

Nenhum comentário: