Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 20 de setembro de 2009

25° DOMINGO DO TEMPO COMUM


A 1ª leitura aponta conflitos na comunidade de Alexandria. Reflete sobre o destino dos “justos” e dos “ímpios”. Os “ímpios” invejam os “justos” porque eles denunciam as suas ações erradas.

A 2ª leitura Tiago exorta os crentes a viverem segunda a “sabedoria de Deus” e denuncia a desunião na sua comunidade, apontando a raiz de tudo isso: “Onde há inveja e rivalidade, ai estão as desordens e toda a espécie de obras más”. Uma oração realizada nesse clima não pode ser escutada por Deus.

O Evangelho apresenta um conflito entre os apóstolos que discutiam quem seria o maior. E Jesus diz: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” (Mc 9,35). Assim Jesus vai na contramão e quer o contrário: prega o espírito de serviço aos irmãos, o espírito de renúncia e, acima de tudo, o espírito de desapego e de simplicidade. Só é grande quem é capaz de servir e de oferecer a vida aos irmãos.

As pessoas com freqüência querem ser grandes. E, movidas pela "sabedoria do mundo", lutam com todas as forças para conseguir prestígio, poder, os primeiros lugares. É a origem de muitos conflitos. A "Sabedoria de Deus" afirma que são grandes, os que se tornam pequenos, servidores, CRIANÇAS...

Com isso, devemos acolher o pedido de humildade e de serviço que nos pede o Redentor, para que possamos pedir a graça de viver como os últimos para sermos os primeiros no Reino dos Céus. Devemos transformar a graça de servir em motivo de ação de graças a Deus.

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: