Nesse Dia Mundial das Missões, a Igreja nos lembra que todo cristão deve ser missionário. A Liturgia focaliza a mensagem principal que devemos anunciar e testemunhar: maior Mandamento da LEI: o AMOR.
Jesus resume toda a LEI no Amor: Amor a Deus e aos irmãos. (Mt 22,34-40)
Os fariseus apresentam armadilhas bem montadas, destinadas a provocar afirmações polêmicas de Jesus, para poder acusá-lo e condená-lo.
Segue o confronto de Jesus com as lideranças judaicas.
Os fariseus perguntam: "Qual é o maior dos mandamentos?"
Era uma questão muito polêmica entre os líderes religiosos daquele tempo. Alguns afirmavam que o maior de todos os mandamentos era guardar o sábado. Outros diziam que todos os mandamentos tinham o mesmo valor. Ademais os judeus tinham 613 mandamentos (a maioria proibições). Era um grande emaranhado de preceitos e prescrições. Muita gente hoje tem dificuldade em recordar de cor os 10 mandamentos. Imaginem a dificuldade para lembrar e cumprir todas essas normas.
Jesus responde, buscando fundamentação em duas passagens da Bíblia: Deuteronômio: "Amarás o Senhor teu Deus com todas..." (Dt 6,5) e Levítico: "Amarás teu próximo como a ti mesmo..." (Lv 19,18)
Esses dois mandamentos já eram conhecidos, mas a originalidade deste ensinamento está em dois pontos:
- Define o Amor a Deus e ao irmão como o centro essencial da Lei;
- Unifica e equipara os dois mandamentos: "O segundo é semelhante a esse".
Esses dois mandamentos são a expressão maior da vontade de Deus. São o resumo de toda a Bíblia.
O que esse Evangelho tem a nos dizer, hoje?Ao longo dos dois mil anos de cristianismo fomos criando
muitos mandamentos, preceitos, proibições, exigências, opiniões,
pecados e virtudes, que arrastamos pesadamente pela história.
E acabamos perdendo a noção do que é verdadeiramente importante. Hoje, ficamos discutindo certas questões secundárias, sem discernir muitas vezes o essencial da proposta de Jesus.O Evangelho deste domingo é claro: o essencial é o amor a Deus e o amor aos irmãos. Para o cristão, o Amor é fundamental, porque Deus é amor e ama o homem, e o homem é um ser criado para amar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário