Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 16 de outubro de 2011

29° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Mt 22,34-40

No Evangelho, Jesus responde a uma pergunta política. (Mt 22,34-40) Discípulos dos fariseus e herodianos, favoráveis ao poder romano, fazem uma pergunta capciosa: "É permitido ou não pagar o TRIBUTO a César?"

Se dissesse SIM: apareceria como colaborador da dominação romana. Se dissesse NÃO: seria denunciado às autoridades romanas como subversivo. Jesus percebe a armadilha. Pede uma moeda e pergunta: "De quem é essa imagem? "Dai pois a César o que é de César..." e acrescenta: "...e a Deus o que é de Deus"

"Dar" significa aqui "devolver" a cada um o que lhe pertence. Não deve dar a César o que não lhe pertence: a ADORAÇÃO, devida unicamente a Deus. Jesus não nega o pagamento do tributo imperial. O amor a Deus não tira as obrigações para com a nação. Mas questiona a pretensão de César de se nivelar a Deus e exigir dos súbditos culto só devido a Deus. A resposta reduzia César às suas devidas dimensões.

Um Perigo: Tirar o lugar de Deus. Uns reconhecem a autoridade do império, por isso servem aos interesses dele, pagando o imposto; Outros querem reconhecer a autoridade de Deus, mas deixam de lado o que é de Deus. O dinheiro, o poder, o êxito, a realização profissional, a ascensão social, o clube de futebol podem tomar o lugar de Deus e passam a dirigir e a condicionar a vida de muitas pessoas. Deus é, de fato, nosso único "Senhor", a quem servimos?

Conclusões da resposta de Jesus:

- "Dar a César..." (a imagem de César) O Cristão tem obrigações com a Sociedade em que vive. Nenhum país funciona se a população não der a César o que é de César.O cristão deve ser um bom cidadão.É uma obrigação moral, além de civil, contribuir para o bem comum com o pagamento de impostos justos.

- "Dar a Deus" (o homem foi criado à "imagem" de Deus) Por isso, seus direitos e sua dignidade devem ser respeitados por todos. Nós somos o "seu Povo", que não pode ser vendido a nenhum César. Se tiramos de Deus o que lhe pertence, devemos "devolver". Só Deus é o "Senhor" de nossa vida.

Participar na Vida e Ação Evangelizadora e Missionária da Igreja. A Igreja no Brasil nos pede que todos devemos: "EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo". (DGAE)

Nenhum comentário: