Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 26 de setembro de 2010

26° DOMINGO DO TEMPO COMUM


Celebramos hoje o Dia da BÍBLIA. E o lugar privilegiado para ler e acolher a Palavra de Deus é a Comunidade na celebração dominical.

A Liturgia de hoje convida a ver os bens desse mundo, como dons que Deus colocou em nossas mãos, para que administremos, com gratuidade e amor.


Na 1ª Leitura: o Profeta AMÓS denuncia severamente os ricos e poderosos do seu tempo, que viviam no luxo e na fartura, explorando os pobres, insensíveis diante da miséria e da desgraça de muitos. O Profeta anuncia que Deus não aprova essa situação. O castigo chegará em forma de exílio em terra estrangeira. (Am 6,11-16)

As denúncias de Amós são ainda hoje atuais! Povos gastando fortunas matando gente em guerra, enquanto outros morrem de fome por não ter o que comer. Quantos vivem na abundância, enquanto muitos morrem de fome e na miséria. Quantos satisfazem seus caprichos, sacrificando até seus familiares...


Na 2ª Leitura, Paulo denuncia a cobiça, "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". (1Tm 6,10-16)


No Evangelho, temos o julgamento de Deus sobre a distribuição das riquezas.

A Parábola do homem Rico e do pobre Lázaro (Lc 16,19-31) tem três quadros:

- A Situação de vida do Homem rico e do Pobre "Lazaro".

- A mudança de cena para ambos após a morte...

- Um DIÁLOGO entre o rico e Abraão, Proposta: "Pai Abraão, se alguém entre os mortos for avisar meus irmãos, certamente vão se converter..."

Resposta: "Se não escutam a Moisés, nem aos profetas, mesmo se alguém ressuscitar dos mortos, não acreditarão..."


A morte de ambos reverte a situação: quem vivia na riqueza está destinado aos "tormentos", quem vivia na pobreza se encontra na paz de Deus. É uma Catequese sobre escatologia, antecipa o amanhã para que valorizemos o presente. O rico não é condenado por ser rico, mas porque prescinde de Deus e se nega partilhar com o pobre que estava passando necessidades. O pobre se salva porque está aberto para Deus e espera a Salvação.


A expressão "Moisés e os Profetas", no tempo de Jesus, significava a Bíblia. Por isso, Jesus queria dizer que não estamos precisando de aparições duvidosas do além, de videntes ou prodígios milagrosos. A BÍBLIA é a única Revelação segura que todo cristão deve acreditar. Ela é suficiente para iluminar o nosso caminho. Seguindo essa Luz, encontraremos, aqui na terra, a solidariedade, a fraternidade e, na outra vida, acolhida na casa de Deus, um lugar junto de Abraão.


Quem são os LÁZAROS hoje? Ainda hoje quantos ricos esbanjam na fartura, enquanto pobres "Lázaros" continuam privados até das migalhas que sobram. Creio que os vemos diariamente nas ruas e na televisão. Escutar Moisés, os Profetas, o Evangelho favorece o desapego e abre os olhos às necessidade dos irmãos.


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: