Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 12 de setembro de 2010

24° DOMINGO DO TEMPO COMUM


A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje nos fala fala da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.


A 1ª Leitura mostra a MISERICÓRDIA de Deus para com o Povo infiel. Após ter recebido inúmeros favores de Deus na Libertação do Egito, o Povo rompe com a Aliança e adora um bezerro de ouro. Moisés intercede. Deus perdoa e desiste de castigar. (Ex 32,7-11.13-14) O BEZERRO DE OURO não pretende ser um novo deus, mas uma "imagem" de Javé, o que era proibido, para salvar a transcendência de Javé e evitar os símbolos e imagens dos cultos pagãos.


Na 2ª Leitura: PAULO fala da MISERICÓRDIA de Deus para com ele: Recorda o seu passado de perseguidor violento da Igreja. Mas, pela graça e misericórdia de Deus, tornou-se um Apóstolo. E hoje manifesta toda a sua alegria e gratidão pelo que a graça e a misericórdia de Deus fez nele. (1Tm, 1,12-17)


No Evangelho: Jesus fala da MISERICÓRDIA de Deus para com os Pecadores: (Lc 15,1-32) Na Introdução, os fariseus criticam Cristo porque "acolhe gente de má fama e come com eles...” Essa crítica provoca a Resposta de Jesus com as TRÊS PARÁBOLAS DA MISERICÓRDIA que ilustram a atitude misericordiosa de Deus para com os pecadores, A Ovelha perdida - A Moeda perdida - O Filho pródigo (perdido) Elas manifestam a Alegria de encontrar o que estava perdido; A alegria é tão grande, que precisa ser partilhada com os outros; É preciso festejar, tamanha é a felicidade. Elas nos apresentam também Três Realidades:


1. A Existência do PECADO: Apesar da tendência generalizada que nega qualquer forma de pecado, devemos sustentar a existência do Pecado: Nas leituras de hoje, encontramos vários exemplos:

- A IDOLATRIA dos judeus.

- A PERSEGUIÇÃO de Paulo.

- A Atitude de INJUSTIÇA do Filho pródigo para com o Pai e a vida desordenada com meretrizes.

- A negativa de PERDÃO do irmão mais velho.

- O PURITANISMO dos fariseus e escribas, que murmuravam.


2. A MISERICÓRDIA de Deus: O Pai respeita a liberdade do filho, mesmo quando busca a felicidade por caminhos errados. Continua a amar e a esperar o seu regresso. E quando volta corre ao encontro, mesmo antes do filho pedir perdão. O Beijo revela o perdão, a acolhida, a alegria. A veste: manifesta que devolve a dignidade uma vida nova e o anel: simboliza o poder é recebido "como filho", não como empregado. As sandálias: são próprias do homem livre, não do escravo. Festeja com a alegria o retorno.É a atitude de Deus para com os filhos afastados. O Filho desprezou sua dignidade de filho, o Pai nunca abandonou seu amor de Pai.


3. A CONVERSÃO do pecador. O Pecado existe e todo pecado é uma ofensa a Deus. Mas a misericórdia de Deus é maior do que todos os nossos pecados. Contudo supõe uma atitude de retorno: CONVERSÃO. Assim entenderemos a preferência de CRISTO pelos pecadores, que humildemente reconheciam suas culpas e procuravam sinceramente uma conversão. E compreenderemos também as censuras de Jesus aos fariseus, representados na Parábola pelo filho mais velho, que não aceita perdoar. Todos nós somos pecadores. A Igreja não é feita de santos, mas de pecadores perdoados.


As Parábolas da misericórdia nos revelam um Deus que ama todos. As transgressões dos filhos não anulam o Amor do Pai. Se essa é a atitude de Deus, qual deve ser a nossa para com aqueles que se afastaram de Deus e da Comunidade? A Atitude de Cristo ou a dos fariseus? Do Pai ou do Filho mais velho? Como viver a misericórdia em nossa Vida, em nossa Família?


Renovemos a nossa fé em Deus, Pai de bondade e misericórdia, e fiquemos de BRAÇOS ABERTOS também para nossos irmãos.


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: