Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 16 de agosto de 2009

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


Neste domingo celebramos uma festa de Maria, quando ela é assumida, isto é, foi elevada ao Céu em corpo e alma, uma grande festividade de louvor a Maria Santíssima por parte dos fiéis, que vêem, ao mesmo tempo, a glória da Igreja e a prefiguração de sua própria glorificação. Festa grande, festa de solidariedade dos fiéis com aquela que é a primeira e a Mãe de todos os fiéis. É uma verdade de fé definida pela Igreja em 1950, pelo Papa Pio XII. Mas esse fato já era aceito pelos primeiros cristãos. Na antiguidade cristã não encontramos testemunhas, fatos, cultos, orações que nos digam algo a respeito da morte de Maria, contudo, em lugar destas, temos uma documentada tradição que fala de uma "dormição" de Maria. O transpasso desta para a outra vida não é descrito em termos de uma morte análoga àquela que experimentamos todos nós, mas de forma diferente, quase um "adormecer" tranquilo, entregar-se nos braços Daquele que a abraçou com "sua sombra". Sem ruptura de continuidade entre esta e a outra vida que nos é destinada como oferta gratuita desde a fundação do mundo.

A 1a leitura fala de um grande SINAL uma MULHER vestida como o sol, tendo nos braços um filho, que um dragão quer devorar. A Mulher representa a Comunidade na defesa da vida ameaçada pelo dragão, símbolo da Morte. Semelhante à mulher, vestida do Sol, Maria é protegida pela força de Deus e participa de sua glória.

Na 2a leitura, Paulo afirma que um dia todos serão glorificados. Antes, Cristo ressuscitado como primícia dos que morreram, depois os que foram de Cristo. E entre os que foram de Cristo, cabe em primeiro lugar, sem dúvida alguma, Nossa Senhora. A Assunção é prenúncio da ressurreição final.

O Evangelho apresenta Maria visitando Isabel para servir e proclama um Hino de louvor ao Senhor, pelas maravilhas que Ele realizou nela e em favor dos pobres. Maria é um modelo de solidariedade, saiu da sua casa assim que soube que estava grávida e pois a serviço ajudando a sua prima Isabel. Ela não ficou presa no fato em si, mas põe-se a caminho e não deixou de confiar no Senhor. Com isso foi a primeira anunciadora da boa nova, junto com ela, leva a mesma alegria recebida do anjo e leva também o Cristo. Maria é a escolhida para participar de maneira grandiosa no projecto de Deus, a partir de sua maternidade. Maria aceitou assumir sua vocação e missão quando disse SIM a Deus, renunciou os seus sonhos e projectos para que a vontade do Pai pudesse ser cumprida.

Dentro do mês vocacional, hoje estamos lembrando a vocação religiosa. O Religioso e a Religiosa vêem em Maria um modelo a ser seguido. Maria uma mulher consagrada a Deus, um sinal de esperança para o homem. Como Maria, os religiosos também fazem uma consagração especial a Deus e aos irmãos e devem ser um SINAL de DEUS no meio do Povo.
Rachel Malavolti

Nenhum comentário: