Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 25 de setembro de 2011

26° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Celebramos hoje o "Dia Nacional da Bíblia" no último domingo de setembro, em homenagem a São Jerônimo (30/09), que dedicou 35 anos de sua vida na tradução da Bíblia.

A melhor homenagem à Bíblia é ler, estudar e sobretudo VIVER. Diante da Palavra de Deus, podemos dizer SIM, assumindo um compromisso coerente ou evitar qualquer compromisso.

Na 1ª Leitura, Ezequiel convida os israelitas exilados na Babilônia a viverem com coerência o Sim dado ao Senhor e à Aliança. (Ez 18,25-28)

Na 2ª Leitura, Paulo apresenta o exemplo de Jesus: despoja-se da condição divina, assume a condição humana e diz "SIM" ao Pai até a morte de Cruz. (Fl 2,1-11)

O Evangelho fala de dois tipos de SIM. (Mt 21,28-32) Continuamos a refletir sobre a Igreja, "Vinha do Senhor". Vimos já que todos somos chamados a trabalhar na vinha do Senhor. Hoje veremos qual pode ser a nossa resposta a esse chamado.

Com a Parábola, Jesus ilustra duas atitudes diversas: Ao Pai que convida os dois filhos a trabalharem na Vinha, o primeiro se nega no começo, mas depois acaba indo, o segundo responde Sim, Pai, mas depois não vai. E a parábola questiona: "Qual dos dois fez a vontade do Pai?" A resposta é clara: Não quem DISSE "Sim", mas quem FEZ a vontade do Pai.

A Parábola tinha endereço certo: Os dois filhos representam dois grupos do tempo de Jesus: Os "pecadores inveterados" e os "justos estabelecidos". Os judeus eram os "justos estabelecidos", fiéis praticantes da Lei, que há séculos tinham dito o seu SIM a Deus pela Aliança, e agora rejeitavam o Cristo, enviado de Deus e ficavam fora do Reino. O modo como viviam o seu "Sim" à Lei os levou a dizer "Não" ao Evangelho. Os "pecadores inveterados" eram os cobradores de impostos e as prostitutas, que por muito tempo disseram NÃO à vontade de Deus expressa na lei, mas agora acabavam dizendo "SIM" ao apelo de Jesus e entravam no Reino, seguindo a sua proposta.

O que a PARÁBOLA nos diz HOJE?

Também em nossos dias, Deus continua tendo dois filhos: Alguns, no Batismo, dizem "Sim", mas depois, na vida concreta, transformam o "Sim" em muitos "Não". Outros nunca disseram um "Sim" explícito para Deus, mas, na prática de cada dia, amam o irmão, se sacrificam pelos outros, executam muitas obras de caridade. Estes, ainda que não batizados, são verdadeiros Filhos de Deus.

É inútil ter dito "Sim" para Deus no dia do Batismo, se em seguida, durante a vida vão sendo revogadas as promessas. A Vida inteira deve ser um "Sim" permanente ao Senhor. "É melhor ser cristão sem dizê-lo, que o dizer sem sê-lo".

A que grupo pertencemos? A que filho nos assemelhamos? Ao primeiro, ao segundo? Ou um pouco de cada? Ou seria melhor que fôssemos como o terceiro filho, do qual a parábola não fala: aquele que diz "Sim" e vai mesmo!

Nenhum comentário: