A 1a leitura nos garante que os Santos são muitos. Todo povo de Israel e mais uma grande multidão de todos os povos e línguas. O Caminho da santidade está aberto a todos que vivem os valores do Reino.
A 2a Leitura afirma que somos Filhos de Deus:"Somos chamados filhos de Deus e de fato o somos..." Ser Santo é viver em comunhão com o Pai e o Filho. O Amor de Deus nos faz Filhos de Deus e nos chama a viver como irmãos.
No Evangelho, Cristo nos aponta o caminho para ser Santo: Viver as Bem-aventuranças. É um programa de vida para todos os que escutam a palavra de Cristo. Este programa de vida já entra em ação desde que alguém se torna discípulo de Jesus: os que estão realizando este programa já são “santos”. Jesus proclama a bem-aventurança – a felicidade, o bom encaminhamento, a boa venturança dos pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus, ele não quer dizer o além da morte – uma recompensa futura pela carência na terra – mas a realidade presente.
A santidade cristã manifesta-se como uma participação na vida de Deus, que se realiza com os meios que a Igreja oferece, em particular com os Sacramentos. A santidade não é fruto do esforço humano, que procura alcançar Deus com suas forças, Ela é Dom do Amor de Deus e Resposta do homem à iniciativa de Deus. É GRAÇA recebida e TAREFA a cumprir. A Santidade não é uma realidade conseguida apenas no passado por umas pessoas privilegiadas, vivendo longe do mundo.
Santos são pessoas como nós, que ainda hoje vivem a santidade de Deus, pelo testemunho de sua fé e fidelidade ao projeto de Jesus. Homens e mulheres que lutam para serem justos e pacificadores, pobres e compassivos, puros de coração, segundo o espírito das Bem-aventuranças. Pessoas de todo o tipo, desde o bom ladrão, que se salvou no finalzinho por um gesto de solidariedade com o companheiro de Cruz, até vidas inteiras dedicadas ao próximo. Ninguém será santo depois de morto, se não o foi quando vivo.
Todos somos chamados à Santidade, todos somos chamados a alcançar no mundo de hoje a plenitude da vida, que está nessa íntima união com Deus, fonte de toda a vida. São propostas para sermos santos, essa é a nossa vocação, a busca da santidade. Por isso, o objetivo dessa Festa é homenagear todos os Santos que morreram no Senhor, conhecidos ou não.
A Santidade é participar da vida de Deus, que é "o Santo".E sendo nós pecadores, supõe um processo de conversão permanente. Para isso, Cristo nos deixou alguns meios são eles: os Sacramentos, a Igreja, a Oração e a Palavra de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário