Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 22 de novembro de 2009

JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

Chegamos, enfim, ao término do tempo litúrgico chamado Tempo Comum. Neste último Domingo do Ano Litúrgico, concluímos a caminhada como "discípulos" proclamando Cristo, Rei do Universo. Com está solenidade queremos dizer que Jesus Cristo é nosso Rei. Ele nos governa com sabedoria e amor, conduzindo-nos ao bem e a justiça. Quem O segue conhece a verdade que vem do Pai e dá sentido novo à sua vida.

A 1ª Leitura anuncia um "Filho do Homem", vindo do céu para instaurar um REINO sem fim. (Dn 7,13-14) Daniel, numa linguagem apocalíptica, anima as comunidades à resistência. Numa visão noturna, Daniel, contempla quatro animais (reinos opressores), saindo do mar (símbolo do mal) e vê no céu um Ancião (Deus) que confia ao "Filho do homem" o poder, a glória e o REINO. A profecia se realiza plenamente com a vinda de Jesus. Esse Reino, não obstante as perseguições, jamais terá fim. É verdade que esse reino ainda hoje não se tornou uma realidade plena; contudo, o Reino proposto por Jesus já está presente na vida do mundo, como uma semente a crescer ou como o fermento a levedar a massa. Compete a nós, discípulos de Jesus, fazer com que esse Reino seja uma realidade bem viva e atuante em nosso mundo.


A 2a Leitura lembra que Cristo é o "Príncipe dos reis da terra" que virá cheio de poder, de glória e majestade para instaurar um REINO definitivo de felicidade, de vida e de paz. (Ap 1, 5-8)


No Evangelho, Jesus confirma a sua Realeza. (Jo 18, 33b-37) Durante toda a vida pública, Jesus teve muito cuidado para não dar uma interpretação política à sua missão. Várias vezes querem fazê-lo rei, mas ele sempre se esquiva. Próximo da sua Paixão sozinho, abandonado até pelos amigos, sem exército que pudesse vir a defendê-lo, no tribunal diante de Pilatos que lhe pergunta: "Tu és o Rei dos Judeus?" Jesus confirma a sua Realeza e define o sentido do seu Reinado: "Eu sou REI. Mas o meu Reino não é desse mundo...". "Para isso nasci e para isso vim ao mundo. Para dar testemunho da Verdade. E todo aquele que é da Verdade, ouve a minha voz..."


Um Rei que veio para servir e salvar. Um soberano capaz de aceitar uma coroa de espinhos. Um Rei cujo trono foi uma cruz no alto de um monte. Cruz que se tornou símbolo de vitória para nós. Esse Reino cresce onde se manifesta a atitude de serviço, a doação generosa em favor dos irmãos, onde cresce o respeito pelos outros, o diálogo, o perdão, a solidariedade, a justiça, o amor. A Liturgia explicita o tipo de Reino que Jesus veio trazer:"Reino da VERDADE e da VIDA, Reino da SANTIDADE e da GRAÇA, Reino da JUSTIÇA, do AMOR e da PAZ."


Jesus nos convida a fazer parte desse Reino e a trabalhar para que esse Reino aconteça na vida de todos. Somos mensageiros desse Reino, na família, na rua, na sociedade, no local de trabalho.


Rachel Malavolti


Nenhum comentário: