Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 29 de novembro de 2009

1º DOMINGO DO ADVENTO

Com este primeiro domingo do Advento iniciamos mais um ano Litúrgico. Este ano litúrgico é chamado de ano C. Durante este ano nós refletiremos o Evangelho de Lucas, o evangelista considerado como o portador da manifestação da bondade de Deus e de seu amor pela humanidade. São Lucas é o evangelista que relata a vida dos pobres, dos pecadores, dos pagãos e dos valores humanísticos, como também, relata e exalta as mulheres, especialmente a Bem Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe. Jesus é colocado por Lucas como Messias, como Mestre, mas, também, como Fiel, que veio ao mundo para servir a humanidade, como modelo e luzeiro de nossa caminhada de fé e de esperança neste peregrinar rumo ao Absoluto.

O ANO LITÚRGICO está centralizado em duas grandes festas:
Natal e Páscoa. E cada uma delas com 3 momentos:
- de preparação: Advento e Quaresma.
- de celebração: do Natal à Epifania; da Páscoa ao Pentecostes.
- de prolongamento: os domingos do tempo comum.

Hoje iniciamos as quatro semanas do ADVENTO. O ADVENTO é um momento de espera e esperança, em que celebramos: Um fato passado: A Vinda histórica de Cristo, prometida a Abraão, lembrada pelos profetas, esperada pelo povo, realizada em Belém. Um fato presente: Vinda de Jesus presente na sua Igreja: Cristo continua a vir: na Palavra, na Eucaristia, nos irmãos. Um fato futuro: É a segunda vinda no fim do mundo.

As leituras acenam para um novo tempo, marcado pela esperança e pela alegria:
Na 1a Leitura, damos um olhar para o PASSADO. (Jr 33,14-16). Após um longo exílio, o Povo, cansado e abatido, retorna para a sua terra, mas encontra tudo destruído, precisa recomeçar tudo de novo. O profeta Jeremias proclama a chegada de dias melhores. Surgirá um descendente de Davi, que assegurará a paz e a salvação. Recordando as promessas de Deus, o profeta elimina a saudade do passado, elimina o medo do presente e instaura o clima da ESPERANÇA. Esse rebento esperando pelos israelitas é Jesus de Nazaré. Com ele teve início o Reino de Paz e Justiça. Contudo percebemos que a construção desse mundo novo não foi concluída com o nascimento de Cristo. Exige ainda muito tempo e de nosso empenho e colaboração.

Na 2a Leitura, damos um olhar para o PRESENTE. (1 Ts 3,12-4,2). São Paulo lembra à comunidade de Tessalônica que a melhor maneira de esperar a vinda do Senhor Jesus é crescer no amor recíproco. Sem esse amor, torna-se vazio o Advento e o próprio Natal.

No Evangelho, damos um olhar para o FUTURO. (Lc 21,25-28.34-36). Estamos nos últimos dias da vida terrena de Jesus. Ele anuncia tempos difíceis de sofrimento e perseguição. O texto, numa linguagem apocalíptica, fala da segunda vinda de Cristo. Os "sinais" catastróficos apresentados, não são um quadro do "fim do mundo"; são imagens utilizadas pelos profetas para falar do "dia do Senhor", quando Ele vai intervir na história para libertar o seu Povo. O quadro visa reavivar a ESPERANÇA pelo novo dia que surgirá e motivar a VIGILÂNCIA para reconhecer e acolher o Senhor que vem.
A Palavra de Deus nos garante: a Salvação de Deus vai tornar-se realidade. Mas a salvação não é uma realidade que deva ser esperada de braços cruzados. É preciso “estar atento” a essa salvação que nos é oferecida e aceitá-la. É necessário reconhecer Jesus que vem nos sinais da história, no rosto dos irmãos, nos apelos dos que sofrem e que buscam a libertação. É preciso ter a vontade e a liberdade de acolher o dom de Jesus, deixar que ele nos transforme o coração e se faça vida nos nossos gestos e palavras. É preciso ter presente, que este mundo novo está permanentemente a fazer-se e depende do nosso testemunho.

O verdadeiro Natal é vivido num Clima de Esperança. Advento é participar de uma espera profunda de todos os homens pela vinda de Deus. "De cabeça erguida..." apesar dos problemas que nos cercam. De Vigilância para perceber os sinais da presença de Deus entre nós. Jesus adverte a um Perigo: "Não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida..." De Oração: na Comunidade: com a liturgia do Advento e nas famílias: com a Novena do Natal em família. De Conversão: Acolher: preparar o nosso presépio, o coração. O Natal será realmente cristão, se Cristo tiver lugar em nosso coração. Caso contrário, a sua vinda será inútil. Vamos remover de nossa vida toda bagagem inútil que possa impedir os nossos passos para Cristo. Como há dois mil anos em Belém, Ele ainda hoje continua buscando um lugar em nossa casa, em nosso coração.
Rachel Malavolti

Nenhum comentário: