Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 13 de março de 2011

VIA SACRA


Via Sacra
A Via Sacra (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é um exercício de piedade segundo o qual os fiéis percorrem mentalmente o trajeto seguido por Jesus Cristo, carregando a cruz, que vai do Pretório de Pilatos até o Monte Calvário.
Tal exercício, muito comum no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas.
A Via sacra nos ajuda a compreender melhor a pessoa de Jesus e o amor que teve por nós ao ponto de se deixar matar, sofrendo muito, para que todos nós aprendêssemos o que é verdadeiramente amar.
Ela compreende quatorze estações ou etapas, cada uma das quais apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:
1. Estação: Jesus é condenado à morte
2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas
3. Estação: Jesus cai pela primeira vez
4. Estação: Jesus encontra a sua Mãe
5. Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
6. Estação: A Verônica limpa o rosto de Jesus
7. Estação: Jesus cai pela segunda vez
8. Estação: Jesus consola as mulheres de Jerusalém
9. Estação: Terceira queda de Jesus
10. Estação: Jesus é despojado de suas vestes
11. Estação: Jesus é pregado na cruz
12. Estação: Jesus morre na cruz
13. Estação: Jesus é descido da cruz
14. Estação: Jesus é enterrado
Oração
Eu te dou graças por poder estar contigo e acompanhar-te em tua Via Sacra.
Que minhas palavras não sejam vãs, mas que, meditando sobre teus sofrimentos, elas me levem, de fato, a seguir-te nesse caminho que trilhaste por mim e pela humanidade inteira.
Que eu tenha a certeza de que o teu caminho é o único que leva à vida.
Tu carregaste com amor tua cruz, Jesus.
Dá-me coragem e esperança para perceber que vale a pena lutar e sofrer para conquistar a Salvação.
Que a tua ressurreição seja o penhor da minha ressurreição.
Amém

Nenhum comentário: