Pastoral da Comunicação

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Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quarta-feira, 16 de março de 2011

O corpo: expressão de uma liturgia viva

Amados irmãos, neste nosso artigo, vamos falar um pouco sobre a expressividade do nosso corpo que é muito importante na liturgia. Cada gesto, cada expressão é uma forma de expressar a ritualidade do mistério que celebramos.

Ora, se o corpo não falasse a palavra não teria sentido. Seria como a fala de um robô, absolutamente sem expressão. A interpretação do que fosse dito seria tão incerta quanto à interpretação de um texto. Seria pior: no escrito há sinais que indicam inflexões que um robô não reproduziria. Exclamações, vírgulas, interrogações, reticências e mais não são reproduzidas pelo robô.

É falso que as palavras têm sempre o mesmo sentido – ou poucos sentidos. Mais falso ainda que elas sejam sempre serão entendidas do mesmo modo por várias pessoas – de qualquer idade ou classe social, em várias circunstâncias, em várias épocas.

O significado das palavras depende do não verbal, da expressão do rosto, do tom da voz, dos gestos, da atitude, do tema em discussão, das circunstâncias e dos interlocutores.

Com gestos, olhares e posturas, nosso corpo pode falar mais do que a boca. Podemos aprender muito sobre uma pessoa apenas olhando para ela. Isso não tem nada a ver com julgar alguém pela aparência. Tem sim, a ver, com a linguagem corporal, pois nossos gestos, movimentos e expressões que fazemos com o corpo também têm significados. O corpo fala!

A liturgia está ligada ao corpo e aos sentidos. Através do corpo e pelo corpo, a comunidade expressa louvor, adoração e súplica na liturgia.

“Tais formas de expressão corporal podem ter lugar na ação litúrgica desses povos, na condição de serem sempre expressão de uma verdadeira e comum oração de adoração, de louvor, de oferta ou de súplica e não mero espetáculo"( doc. Nº 43 da CNBB)

Apresento algumas posturas que são bastante rituais e expressivas na liturgia e ajuda para uma experiência de fé:

• Sentado: É uma posição cômoda que favorece a catequese, boa para a gente ouvir as leituras, a homilia e meditar. É uma atitude de quem fica à vontade e ouve com satisfação, sem pressa de sair;

• De pé: É uma posição de quem ouve com atenção e respeito, tendo muita consideração pela pessoa que fala. Indica prontidão e disposição do orante. (cf. Mc 11,25);

• De Joelhos: Posição comum diante do Santíssimo Sacramento e durante a consagração do pão e do vinho. Significa adoração a Deus. (cf. Fl 2,10);

• Genuflexão: É um gesto de adoração a Jesus na Eucaristia. Fazemos quando entramos na Igreja e dela saímos se ali existe o sacrário;

• Inclinação: Inclinar-se diante de alguém é sinal de grande respeito. É também adoração, diante do Santíssimo Sacramento. Os fiéis podem inclinar a cabeça para receber a bênção solene;

• Mãos levantadas: É atitude dos orantes. Significa súplica e entrega a Deus. É o gesto aconselhado por Paulo a Timóteo: “Quero, pois que os homens orem em qualquer lugar, levantando ao céu as mãos puras, sem ira e sem contendas” (cf. 1Tm 2,8);

• Mãos juntas: Significam recolhimento interior, busca de Deus, fé, súplica, confiança e entrega da vida. É atitude de profunda piedade;

• Prostração: Gesto muito antigo, bem a gosto dos orientais. Estes se prostram com o rosto na terra para orar. Assim fez Jesus no Horto das Oliveiras. Hoje essa atitude é própria de quem se consagra a Deus, como na ordenação sacerdotal. Significa morrer para o mundo e nascer para Deus com uma vida nova e uma nova missão;

• Silêncio: O silêncio tem seu valor na oração. Ajuda o aprofundamento nos mistérios da fé. “O Senhor fala no silêncio do coração”. É oportuno fazer silêncio depois das leituras, da homilia e da comunhão, para interiorizar o que o Senhor disse. Meditar é também uma forma de participar. Uma missa que não tivesse nenhum momento de silêncio seria como chuva forte e rápida que não penetra na terra.

A pessoa humana está em relação com os demais, com todo o seu ser: espírito e corporeidade.

Ela está diante de Deus e com Ele se comunica através dos seus gestos, movimentos e também através do seu próprio porte e da sua postura corporal, não só através da palavra.


Pe. Marcelo Fróes
Liturgista

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