Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sábado, 4 de julho de 2009

14°DOMINGO DO TEMPO COMUM

“Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares” (Mc 6,4).

Neste domingo, vamos refletir sobre a sorte do profeta: a rejeição. Aceito ou rejeitado, o profeta tem que proclamar, oportuna ou inoportunamente, o Reino de Deus. Profeta não é uma missão de diplomata. Pelo contrário, há um momento em que a palavra deve ser dita com toda a clareza: é o tempo, é o momento do profeta. Na realização dos seus planos, Deus sempre chama pessoas para serem a sua VOZ no meio do Povo. A Liturgia de hoje nos apresenta três exemplos bonitos: Ezequiel, São Paulo e Jesus. Diante das dificuldades, nenhum desistiu. Lutaram e venceram.

A 1a Leitura fala da Missão de EZEQUIEL. Ele foi enviado por Deus para ser a sua voz ao povo rebelde e obstinado de Israel, que estava exilado na Babilônia.

Na 2a Leitura, temos a experiência de PAULO. Esse reconhece e assume a sua fraqueza. Pede três vezes ao Senhor que o livre de um "espinho" que o incomoda na carne.

No Evangelho relata-nos que o povo de Nazaré não soube enxergar em Jesus o Filho de Deus. Não tiveram fé para enxergar com os olhos da fé e ouvir com os ouvidos da esperança, e entender com o coração repleto do amor. Os habitantes de Nazaré transformaram Jesus num mero concidadão, quiseram reduzi-Lo a filho de Maria, o carpinteiro. Classificaram-no por categorias humanas: família, profissão, parentesco. Viram-no apenas com olhos humanos. Não reconheceram nele alguém maior. Por isso, Jesus “não conseguiu realizar ali nenhum milagre”, a não ser algumas curas. Jesus foi recusado por quem devia apoiá-lo.

Os olhos humanos talvez só percebem fraqueza, defeitos e misérias no próximo. Os olhos do espírito ou da fé, porém, descobrirão em cada pessoa humana a imagem e semelhança de Deus.

Hoje a Santa Igreja deve ser para o povo o profeta que denuncia os desvios da mensagem do Evangelho e protesta em nome dos mais fracos e injustiçados, lutando por mais justiça social, por mais inclusão de emprego, de moradia, de comida.

As nossas limitações humanas não podem servir de desculpa para não realizar a missão que Deus nos confia. Se ele nos pede um serviço, também nos dará a força para superar os nossos limites e para cumprir o que nos pede. O testemunho, que Deus nos chama a dar, realiza-se, muitas vezes, no meio de incompreensões e oposições. Frequentemente nos sentimos desanimados e frustrados porque não somos entendidos nem acolhidos. Temos a sensação de que estamos perdendo tempo. A atitude de Jesus nos convida a nunca desanimar nem desistir: Deus tem os seus projetos e sabe como transformar um fracasso num êxito.

TODO CRISTÃO É CHAMADO A SER PROFETA.
Rachel Malavolti

Um comentário:

disse...

Que prazer enorme descobrir esse blog.
sou dvota de NS de Fátima.
Minha vida sempre foi pautada no exemplo de mãezinha.
Em meu nome carrego o nome dela, pois ela me salvou por várias vezes.
Me chamo Rosane fatima.
Que Deus abençoe a todos vocês!