Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 19 de julho de 2009

16°DOMINGO DO TEMPO COMUM

A Liturgia de hoje nos convida a celebrar a COMPAIXÃO do Bom Pastor, ao conduzir o seu rebanho.

Na 1ª Leitura, Jeremias condena os governantes do seu tempo, porque eram maus pastores para o rebanho. Deus mesmo vai cuidar das ovelhas e promete da descendência de Davi um verdadeiro Pastor, que estabelecerá o direito e a justiça.

A 2ª Leitura nos afirma que Jesus derrubou todas as barreiras que separavam os homens e os reuniu num só povo, num só rebanho, isto é, nos ensina que a unidade é importante e urge em nosso meio.

O Evangelho revela quem é o Pastor prometido: Jesus de Nazaré. Nos revela o rosto de Jesus Bom Pastor que, está atento à necessidade dos discípulos de repousar um pouco em lugar deserto, mas deixa-se mover pela compaixão quando multidões o procuram e vai ao encontro do povo que está sedento da Palavra de Deus.

Os apóstolos são os enviados de Jesus, chamados a continuar a sua missão. O apóstolo recebe o chamado e a missão que vêm de Deus e deve agir em nome do Onipotente, anunciando a todos os povos, não a sua mensagem, mas a mensagem de quem o enviou e de quem o apóstolo representa. A finalidade principal do apóstolo é pregar a palavra de Deus, dando testemunho do que contêm as Sagradas Escrituras, indo de porta em porta anunciando o hoje da salvação. Por isso, o retirar-se para um lugar deserto que Jesus propõe no Evangelho tem uma grande motivação: para que os seus apóstolos rezem e estejam em íntima unidade com o projeto de Salvação, revigorados na sua missão para evangelizar.

Por isso, nós somos sempre convidados para rezar, para orar, pedindo a Deus força e luzes para continuar a nossa caminhada. O importante não é multiplicar as atividades chamadas pastorais, mas cuidar de que os que as realizam tenham alma de pastor. Somos chamados também a uma revisão de nosso agir, a uma mudança de paradigmas: do “eu” ao “nós”; do “gosto de levar vantagem em tudo” ao “O que posso fazer para lhe ajudar?; da relação “descartável” com objetos e pessoas, para a relação que resgata, recupera, recicla...

Somos todos chamados a reproduzir em nós os traços de Jesus, o bom Pastor…Jesus tem compaixão e acolhe as pessoas, revelando o amor e a misericórdia de Deus; O Bom Pastor conhece pelo nome, escuta... conduz para Cristo, para Deus. A compaixão é o termômetro que nos diz respeito à nossa disponibilidade em relação à necessidades efetivas do outro; nos diz quanto à nossa sensibilidade e disposição em "estar prontos a socorrer". Quanto precisamos receber e dar compaixão para vivermos num mundo mais humano!

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: