Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Comunicação ao Clero, Religiosos e Fiéis Católicos da Arquidiocese de Niterói


Como é do conhecimento de todos, nosso País já foi atingido pela pandemia conhecida como "Gripe suína". Nosso Estado do Rio de Janeiro já registrou um número razoável de casos, com óbito inclusive.
As Autoridades Sanitárias estão se esforçando para veicular informações e orientações que ajudem a evitar um maior avanço desta gripe.
Nossa Arquidiocese de Niterói sente-se no dever de colaborar com este trabalho de esclarecimento e orientação da Comunidade.
Sendo assim, determinamos que em todas as nossas igrejas e capelas sejam observadas as seguintes normas:
1) Nas celebrações da Santa Missa fica suspenso, por tempo indeterminado, o rito da Paz.
2) Os sacerdotes, diáconos e ministros extraordinários da Sagrada Comunhão deverão colocar a Hóstia Consagrada, o Corpo do Senhor, na mão de cada
fiel e não na boca, suspenda-se a comunhão sob duas espécies até
novas determinações.
Os Fiéis observem atentamente o modo de receber a Comunhão na palma da mão e comunguem na frente do celebrante ou do ministro.
3) Nas nossas celebrações, quando se fizer necessário, abra-se um espaço para as Equipes Sanitárias veicularem informações sobre esta epidemia.
4) Os Párocos cuidem de mandar abrir todas as janelas e portas dos templos para uma maior circulação do ar.
5) Fiéis católicos com alguma síndrome gripal evitem de participar de retiros espirituais ou cursos doutrinais de formação, até se restabelecerem.
Estas determinações sejam lidas em todas as missas em nossas paróquias e comunidades durante vários fins de semana e domingos.
Niterói, 22 de julho de 2009.
+ D. Fr. Alano Maria Pena OPArcebispo Metropolitano de Niterói
+ D. Roberto Francisco Ferrería PazBispo Auxiliar de Niterói

Nenhum comentário: