Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

TEMPO PASCAL

O tempo pascal compreende cinqüenta dias (em grego = "pentecostes"), vividos e celebrados como um só dia: "os cinqüenta dias entre o domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes devem ser celebrados com alegria e júbilo, como que se tratasse de um só e único dia festivo, como um grande domingo". (Sto Atanásio; cf NALC, nº 22).
A unidade da cinquentena que dá também destaque pela presença do Círio Pascal aceso em todas as celebrações, até o domingo de Pentecostes. As celebrações litúrgicas dessa cinquentena expressam e nos ajudam a viver o mistério pascal comunicado aos discípulos do Senhor Jesus.
As leituras da Palavra de Deus dos oito domingos deste Tempo na Santa Missa estão organizados com essa intenção. A primeira leitura é sempre dos Atos dos Apóstolos, a história da igreja primitiva, que em meio a suas debilidades, viveu e difundiu a Páscoa do Senhor Jesus. A segunda leitura muda segundo os ciclos: a primeira carta de São Pedro, a primeira carta de São João e o livro do Apocalipse.
Rachel Malavolti

Nenhum comentário: