Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

sábado, 30 de março de 2013

VIGÍLIA PASCAL


"Segundo uma antiquíssima tradição, esta é a noite de vigília em honra do Senhor (cf. Ex 12,42). Os fiéis, tal como recomenda o Evangelho (cf. Lc 12,35-36), devem assemelhar-se aos criados, que com as lâmpadas acesas nas mãos, esperam o retorno do seu senhor, para que quando este chegue os encontre velando e os convide a sentar à sua mesa".

Esta noite pascal tem, como toda celebração litúrgica duas partes centrais: 1) a Palavra - nesta celebração as leituras são mais numerosas (nove, ao invés das duas ou três habituais); 2) o Sacramento - esta noite, depois do caminho quaresmal e do catecumenato, celebra-se, antes da Eucaristia, os sacramento do Batismo.

Assim, os dois momentos centrais se revestem de um acento especial: se proclama na Palavra a salvação que Deus oferece à humanidade, atingindo o ápice com o anúncio da ressurreição do Senhor.

E logo celebra-se sacramentalmente esta mesma salvação, com os sacramentos do Batismo e da Eucaristia. A tudo isso também antecede um especial rito de entrada constando do rito da luz, que brilha em meio à noite, e o pregão pascal, lírico e solene.

-- Texto da ACI Digital

Nenhum comentário: