A Liturgia de hoje comemora várias realidades:
- Celebra-se a solenidade da MÃE DE DEUS: aquela que, com o seu Sim ao projeto de Deus, nos ofereceu Jesus, o nosso libertador.
- Celebra-se o DIA MUNDIAL DA PAZ: em 1968, o papa Paulo VI quis que, neste dia, os cristãos rezassem pela paz.
- Celebra-se o PRIMEIRO DIA DO ANO CIVIL: é o início de uma caminhada que desejamos percorrer com a Bênçãode Deus.
A 1ª Leitura sublinha a presença contínua de Deus em nossa caminhada, como BÊNÇÃO que nos proporciona a vida em plenitude. (Nm 6,22-27) É uma linda oração de Bênção do Antigo Testamento, sugerida pelo próprio Deus sobre o seu povo: "Eis como abençoar os filhos de Israel: dizei-lhes: O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti. O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz. Assim invocarão o meu nome, e eu os abençoarei..."
A 2ª Leitura afirma que Cristo vem ao mundo, nascido de uma MULHER, com a missão de libertar os homens do jugo da Lei e torna-los "filhos", com o direito de chamar a Deus "abba" (papai). (Gl 4,4-7) É o único lugar
O Evangelho nos apresenta Maria plenamente feliz, recebendo a visita dos pastores. (Lc 2,16-21) Lucas apresenta Jesus como o LIBERTADOR, que veio ao mundo com uma mensagem de salvação para todos, especialmente para os pobres e marginalizados.
Os pastores, pobres e marginalizados, são os primeiros a receberem a notícia e dirigem-se apressadamente ao encontro do menino. Os pastores reagem
Hoje também é o Dia Mundial da Paz. A Igreja quer nos lembrar desde o primeiro dia do ano, que a paz anunciada pelos anjos em Belém é possível e devemos nos esforçar dia a dia para construí-la. Paz que é antes de tudo obra da justiça e fruto do amor. PAZ no coração, PAZ na família, PAZ na vizinhança, PAZ na comunidade, PAZ no trabalho e INSTRUMENTOS DE PAZ.
"Se queres a paz, cuida da Criação" é o título da Mensagem do Papa para o dia mundial da paz desse ano. O papa fala numa crise ecológica e na necessidade de enfrentá-la. Há uma estreita e íntima ligação entre proteção da natureza e cultivo do Bem e da Paz. É dever de todos respeitar um bem coletivo, destinado a todos.
Rachel Malavolti
Nenhum comentário:
Postar um comentário