Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 24 de janeiro de 2010

3°DOMINGO DO TEMPO COMUM


A Liturgia de hoje nos lembra a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus.


Na 1ª Leitura, encontramos o Povo reunido em assembléia lendo e estudando a Palavra de Deus. (Ne 8,2-4.5-6.8-10) No retorno do exílio da Babilônia, Esdras e Neemias tentam reconstruir o país, recuperar a memória do passado e conservar a própria identidade como povo. O instrumento encontrado para essa obra foi a Palavra de Deus. O texto mostra a importância que a Palavra de Deus deve assumir na vida de uma comunidade. Toda comunidade é convocada para escutar a Palavra. O local da leitura é cuidadosamente preparado. O Livro é acolhido de pé, de forma solene e em atitude de respeito. A Palavra é aclamada pela assembléia, é proclamada claramente pelos levitas e explicada numa linguagem compreensível a todos. A Palavra interpela e provoca no povo uma atitude de conversão. Tudo termina numa grande festa: a Palavra é geradora de alegria e festa. É um Manual de como deve ser uma "Celebração da Palavra".


Na 2ª Leitura Paulo, falando dos carismas no "Corpo de Cristo" (Igreja), sublinha que a Comunidade cristã é gerada e alimentada pela PALAVRA DE DEUS. (1Cor 12,12-30)


No Evangelho, Cristo proclama e atualiza a PALAVRA DE DEUS, num sábado, na sinagoga de Nazaré. (Lc 1,1-4;4,14-21)


É o início do evangelho de São Lucas, que iremos estudar nesse ano litúrgico. São dois textos diferentes: No primeiro, temos uma introdução ao Evangelho de São Lucas. Lucas é o único que contém um prólogo explicativo do autor quando à sua intenção e à sua metodologia ao escrever o texto. Lucas inicia a vida pública de Jesus com uma pregação em que é evidenciado que Jesus não age como um santo profeta humano, que fala em nome de Deus, mas como alguém que fala como Deus, “com força do Espírito de Deus”.


No segundo parte do Evangelho, o início da Pregação de Jesus, anunciando a sua MISSÃO: É o profeta que Deus ungiu para concretizar a missão libertadora. Assim, Jesus realiza a escatologia, isto é, o acontecimento esperado para o fim dos tempos; o grande acontecimento é a libertação dos oprimidos, cativos e empobrecidos, iluminados com a Palavra e a prática de Jesus.


A missão de Jesus é a nossa Missão também nós fomos ungidos pelo Espírito Santo e enviados para anunciar uma Boa Nova de Esperança e levar os oprimidos a gozar a vida plena. Somos convocados para ouvir o hoje da nossa salvação, o hoje da nossa liberdade, da nossa alegria e da nossa luz. Também hoje Cristo está presente pela sua Palavra, pois é Ele mesmo que fala quando se lêem as Sagradas Escrituras na Igreja". Na Palavra de Deus o povo encontra a sua identidade. Ainda hoje a Palavra de Deus gera a Igreja, o Corpo de Cristo. Esta Palavra transforma-se em dons diversos, conforme o carisma de cada um para a edificação do Corpo de Cristo. Em cada assembléia dominical realiza-se o que aconteceu na sinagoga de Nazaré. É Deus que faz a proposta. E deve seguir-se uma resposta de conversão, de louvor, de ação de graças e de sacrifício. O povo de Deus, a Igreja, recriada por sua Palavra, há de transformar-se em boa-nova de libertação. A Palavra terá como fruto uma evangélica opção preferencial pelos pobres e oprimidos. Despertará e animará o carisma próprio de cada cristão a serviço do bem de toda a comunidade. Tudo isso pela ação do Espírito Santo.

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: