Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 3 de janeiro de 2010

EPIFANIA DO SENHOR


Celebramos hoje a festa da EPIFANIA, que apresenta a visita dos Magos ao Menino de Belém. Epifania é uma palavra grega, que significa "Manifestação". Para os cristãos, epifania é uma manifestação extraordinária de Deus, pela qual ele se revela em fatos da história da salvação. É a manifestação de Jesus, como "a Luz" que atrai a si todos os povos da terra. Essa "luz" encarnou na história, a fim de iluminar os caminhos dos homens com uma proposta de Salvação.


A 1ª Leitura anuncia a chegada da Luz salvadora de Javé, que alegrará Jerusalém e que atrairá à cidade de Deus povos de todo o mundo. (Is 60,1-6)

"Eis que está a tera envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti." Is 60,2


A 2ª Leitura afirma que a presença salvadora de Deus no meio do povo não se destinará apenas a Jerusalém, mas a todos os povo. (Ef 5,2-3.5-6)

"...os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do mesmo corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho." Ef 3,6


No Evangelho, vemos a concretização das promessas. (Mt 2,1-12) Os "Magos", atentos aos sinais da chegada do Messias,vão ao encontro Jesus, aceitam-no como "Salvação de Deus". É uma Catequese para apresentar Jesus como Salvador de todos os homens.

Belém deveria ser aonde nasceria o Messias, descendente de Davi.

Os Magos representam os homens do mundo inteiro, que se põem a caminho de Jerusalém com suas riquezas para encontrar a Luz salvadora de Deus, que brilha sobre a cidade.

A Estrela não é um astro no céu, mas Jesus, a Luz que ilumina todos os homens.

Com quem nos identificamos com os Magos, que se ajoelham, isto é, reconhecem em Jesus a Luz do Mundo e o seguem. Com os sacerdotes e escribas, que ficam indiferentes. Ou com Herodes, que procura apagar essa Luz.


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: