Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 27 de dezembro de 2009

SAGRADA FAMÍLIA


Em pleno clima natalício, a Liturgia celebra a festa da SAGRADA FAMÍLIA. O próprio Filho de Deus, vindo ao mundo, quis seguir o caminho de todos: fazer parte de uma família simples e humilde, igual a tantas outras do seu tempo.


As Leituras bíblicas apresentam valores da família:


A 1ª leitura mostra que a fidelidade aos ensinamentos de Deus assegura a harmonia familiar. (Eclo 3,3-7.14-17) "Honrar Pai e Mãe" significa reconhecer a sua importância como instrumentos de Deus, fonte de vida. Isso supõe uma vida íntegra e correta, ajuda nas necessidades, amparo na velhice, sem os desprezar nem abandonar. Como recompensa desta atitude, terá o perdão dos pecados, a alegria, a vida longa e a atenção de Deus. Devemos demonstrar gratidão aos nossos pais, que aceitaram ser, em nosso favor, instrumentos de Deus criador. O quarto mandamento continua ainda hoje atual.


Na 2ª leitura, São Paulo aponta o ideal da vida cristã como caminho seguro para construir a harmonia familiar. (Cl 3,12-21) "Revesti-vos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência..." "Suportai-vos e perdoai-vos uns aos outros... sobretudo amai-vos..." "A Palavra de Deus habite em vós...Cantai a Deus hinos espirituais..." Conclui aplicando isso à vida familiar, dando recomendações aos maridos, às esposas, aos filhos, aos pais.


O Evangelho nos apresenta a Sagrada Família de Nazaré, como modelo de todas famílias. (Lc 2,41-52) Fiel às práticas religiosas, vai em peregrinação a Jerusalém para celebrar a Páscoa com o filho que já completara 12 anos. Quando Jesus se desvia da comitiva, vai aflita à procura do filho perdido, por três dias: "Teu pai e eu, estávamos angustiados à tua procura..." E Jesus faz duas perguntas: "Por que me procuravam? Não sabiam que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?"


São as primeiras palavras de Jesus, elas têm um sentido mais profundo do que um simples relato: Deus é o verdadeiro PAI de Jesus e a sua prioridade fundamental é realizar a missão confiada pelo Pai.


OBEDECER significa acolher os ensinamentos e manter fidelidade a Deus.


Rachel Malavolti

sábado, 26 de dezembro de 2009

CORAL DAS CRIANÇAS NO NATAL





O Coral das Crianças cantou no dia 25/12 na Missa das 18h, participou de forma lindíssima e que emocionou a todos presentes na Santa Missa.
Eles também vão cantar na Missa de Ano Novo.


sexta-feira, 25 de dezembro de 2009


O Evangelho sublinha que a Encarnação do "Verbo" foi a maior das revelações de Deus. Na face de Cristo brilhou em toda a sua plenitude a glória do Pai. (Jo 1,1-18)


O Texto é um Hino ao "Verbo", que se fez homem em Jesus (Filho de Deus) e que já existia já antes que o mundo fosse criado. "Verbo" quer dizer “Palavra”. A palavra serve para comunicar alguma coisa aos outros. Aquilo que nós temos na mente e no coração chega à mente e ao coração dos outros mediante a palavra.João nos revela que o Filho de Deus é a Palavra do Pai. O Pai, para nos dizer que nos ama, nos envia a sua Palavra.


Há 2.000 anos a Palavra de Deus se fez carne, tornou-se um homem como nós, falou a nossa mesma linguagem, pôde dizer-nos quem é o Pai, o que somos nós para Ele e qual é o projeto dele para nós. Para conhecer o Pai é suficiente contemplar Cristo, observar o que ele faz, o que diz, o que ensina, como se comporta, como ama, a quem prefere, com quem anda, com quem toma o alimento, a quem escolhe, a quem recrimina, a quem defende, porque é assim que o Pai procede.


O Evangelho nos diz que "o Verbo se fez carne e veio habitar entre nós".O "Verbo" veio como luz no meio das trevas. Entre os homens imersos no pecado surgiu de repente um homem novo e com ele começou uma nova criação. Essa luz não foi recebida de forma pacífica no mundo.


O Evangelho de hoje nos fala da luta áspera entre a luz vinda do céu e as trevas que continuam envolvendo o mundo. Trata-se das forças do mal que se chamam pecado, egoísmo, exploração, opressão...


A luz luta contra essas trevas sem conseguir aniquilá-las imediatamente; mas as trevas também não conseguem apagá-la.Esta luta continuará até a plena vitória da luz, vitória que já está garantida pela Páscoa de Cristo.


NATAL é a celebração de um NASCIMENTO: Algo de novo deve nascer também dentro de nós. É o Natal repleto de felicidade que desejo a todos vocês.

Rachel Malavolti

NATAL


O Evangelho narra o fato anunciado pelos profetas e ansiosamente

aguardado pelo Povo de Deus: o Nascimento de Jesus. (Lc 2,1-14)

Deus vem ao encontro dos homens com uma proposta que chega ao

coração dos homens através da simplicidade, da fraqueza e

da ternura de uma “criança”, que ainda hoje estende os braços, pedindo

a nossa colaboração para crescer e se desenvolver.

O menino de Belém leva-nos a contemplar o incrível amor de Deus que se

preocupa com a vida e a felicidade dos homens.

A presença libertadora de Jesus neste mundo é uma “boa notícia” que deve encher de felicidade os pobres, os fracos, os marginalizados, e dizer que Deus veio ao seu encontro para lhes propor a salvação.

No Natal, nasce o Deus da Vida, para fazer crescer a vida de

Deus no meio do povo.

Há dois mil anos, uma família encontrou lugar para Jesus nascer.

Há dois mil anos, portas e corações continuam fechados.

Para muitos, é difícil reconhecer o rosto do Cristo no jeito que ele vem.

Veio como uma criança, como um balbucio, que é fácil de sufocar.

E quantos o sufocam, mesmo no dia de Natal!

Sufocam-no com festas de consumo e de esbanjamento, de presentes e casas enfeitadas, de bolos e champanhas.

Muitos até nem sobram tempo para celebrá-lo com a comunidade, estão muito ocupados para produzir, para vender, para comer e beber.

Outros sufocam o Deus menino, impedindo-o de crescer:

Deus permanece criança por toda a sua vida; uma frágil estatuazinha de gesso, abandonada num caixote, que se coloca no presépio uma vez por ano.

E Você, onde está procurando o Cristo, neste Natal?

O Filho de Deus quer nascer dentro de nós e na pessoa

de cada um de nossos irmãos.

E quando o encontrar, seja você um sinal dessa boa notícia: um sinal de alegria e de esperança, no acolhimento dos irmãos, na busca da reconciliação, na valorização dos pequenos, no testemunho de confiança, nesse amor de Deus, que por nós se fez criança. Só assim, hoje será de fato um FELIZ NATAL. É o que lhes desejo hoje, de todo o coração, a todos vocês. FELIZ NATAL!


Rachel Malavolti

domingo, 20 de dezembro de 2009

FESTA DA PASTORAL DA CRIANÇA














4° DOMINGO DO ADVENTO


Estamos chegando mais perto do verdadeiro Acontecimento que marcou a história dos homens, esse dia em que Deus deixou de nos enviar mensageiros para se fazer Ele mesmo mensagem e mensageiro por sua vez. Portador e porta-voz de um plano de amor que se manifestava em meios a sonhos truncados e falidos pelo mau uso da liberdade dos homens. Essa foi a festa de seu nascimento, real articulação entre a páscoa da Criação e a páscoa da Ressurreição.


Hoje aparece a figura privilegiada de uma MULHER que trouxe ao mundo o próprio Salvador. Quem aguarda o Salvador não pode esquecer a sua mãe. Se quisermos entrar no espírito do Natal, devemos nos aproximar de Maria. As Leituras bíblicas nos fazem sentir o clima do Natal. Deus escolhe instrumentos humildes para realizar suas obras.


Na 1a leitura, o profeta Miquéias fala do ambiente humilde onde irá nascer o Messias. (Mq 5,1-4a) Ele não nascerá numa cidade grande e importante, como Jerusalém, mas num pequeno povoado desconhecido, Belém. Ele não sairá de uma família rica e poderosa, mas de uma família pobre e humilde, e agirá como um simples pastor."Ele será a Paz" (Shallon). Este mundo novo que é um dom do amor de Deus. Será um "reino" de paz e de amor, não construído com a força das armas, mas construído e acolhido nos corações dos homens.


A 2ª Leitura mostra que Jesus estabelece uma relação de comunhão e de proximidade entre Deus e os homens. (Hb 10,5-10)


O Evangelho narra o encontro de duas Mães, que vibram de alegria com a realização das Promessas. (Lc 1,39-45) Após a Anunciação, em que deu o seu "SIM" a Deus, "Maria se põe a caminho e vai às pressas à casa de Isabel". Maria nos ensina o melhor jeito de acolher: estar atento às necessidades dos irmãos, partir ao seu encontro, partilhar com eles a nossa amizade e ser solidário com as suas necessidades.


Maria nos ensina três coisas:

1. Levar JESUS no coração: Maria levou a Isabel o que tinha de mais precioso: Jesus. Tinha-o em seu seio e o sentia crescer cada dia. Preparar-se para o Natal significa fazer nascer Jesus em nosso coração e manifestá-lo com o nosso amor, com o nosso sorriso, com a nossa alegria.


2. A ALEGRIA de encontrar os amigos: Quando Maria e Isabel se encontraram, sentiram uma grande alegria. Quando Jesus vive em nós, também nós podemos sentir mesma alegria ao nos encontrar com os amigos.


3. A CARIDADE em primeiro lugar: Maria "foi às pressas" a Isabel para se colocar a seu serviço. Nesses dias que nos separam do Natal, também nós podemos fazer com alegria pequenos serviços para as pessoas que convivem conosco.


Rachel Malavolti

domingo, 13 de dezembro de 2009

3° DOMINGO DO ADVENTO


O terceiro domingo do advento é conhecido como o "Domingo da ALEGRIA". A chegada do Senhor no Natal, que se aproxima, provoca em nós uma profunda alegria.


A 1a Leitura é um convite à ALEGRIA, porque foi revogada a sentença que condenava Judá. O próprio Deus estará no meio do povo, como Salvador. "ALEGRA-TE de todo o coração, cidade de Jerusalém... não tenhas medo, Sião...O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, como poderoso Salvador..." (Sf 3,14-18) A fonte da alegria cristã é a certeza de que Deus nos ama e está no meio de nós com uma proposta de salvação e de felicidade.


Na 2a Leitura, Paulo recomenda aos filipenses ALEGRIA, num momento em que eram perseguidos e ele próprio estava na prisão. "Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos... (Fl 4,4-7) A alegria cristã é sinal visível da presença do Ressuscitado na comunidade.


No Evangelho, João Batista anuncia ALEGRIA pelo Salvador que vem, mas está preocupado com os pecados que podem estragar tudo...E faz um veemente apelo à CONVERSÃO... (Lc 3,10-18)


O Santo Evangelho nos ensina que aqueles que acolhem a pregação de João Batista, deve seguir normas de comportamento em vista da vinda do Messias. Essas normas se resumem em uma só palavra: ser gente. O profeta João Batista faz uma pregação muito direta, muito simples e muito objetiva: repartir aquilo que temos. Adverte aos fiscais do governo que devem ser honestos. Para os homens das forças de segurança e do exército de então ensina que não devem molestar as pessoas e contentar-se com o seu soldo. Ser gente para a Sagrada Escritura é viver o Reino de Deus, que deve se realizar no dia a dia de nossas realizações, no chamado cotidiano.


João aponta Três Caminhos para conseguir a alegria prometida para aqueles que acolhem o Cristo que vem:O Caminho da Solidariedade (partilha); O Caminho da Justiça; e O Caminho da não-violência.


O Evangelho de hoje responde à pergunta que normalmente nasce de um coração arrependido e com boa vontade: “O que devo fazer?” Todos devem fazer-se essa pergunta. Mas cabe a cada um corrigir seu próprio caminho para que se encontre pessoalmente com o caminho do Senhor.


Somos chamados a conversão. Conversão profunda, dinâmica, renovadora, como deu pistas e ensinou João Batista. Reconhecer-se pecador e querer a conversão é reconhecer em Jesus de Nazaré o Messias, que vem na força do Espírito de Deus, repartindo com o convertido o mesmo Espírito Santo.


Por isso Jesus vem no Natal e virá no Juízo final. Durante a primeira vinda, Jesus derrama seu Espírito sobre quantos creram nele. Na segunda vinda, separará o trigo da palha, recolherá o trigo – os bons, que se deixaram fecundar pelo Espírito Santo e produziram furtos de santidade, e queimará a palha – os maus, que se encheram com a própria vontade, estéril para o balanço final. As duas vindas, Natal e Juízo final, são motivo de alegria, tema fortemente presente na Missa de hoje.


Rachel Malavolti

sábado, 12 de dezembro de 2009

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE


Nossa Senhora de Guadalupe também chamada de Virgem de Guadalupe, é um culto mariano originário do México. É considerada pelos católicos a Patrona da Cidade do México (1737), do México (1895), da América Latina (1945) e Imperatriz da América (2000). Sua origem está na aparição da Virgem Maria a um pobre índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em Tepeyac, noroeste da Cidade do México, em 9 de Dezembro de 1531.


Pelos relatos, uma "Senhora do Céu" apareceu a Juan Diego, identificou-se como a mãe do verdadeiro Deus, fez crescer flores numa colina semi-desértica em pleno inverno, as quais Juan Diego devia levar ao bispo, que exigira alguma prova de que efetivamente a Virgem havia aparecido. Juan foi instruído por ela a dizer ao Bispo que construísse um templo no lugar, e deixou sua própria imagem impressa milagrosamente em seu Tilma, em um tecido supostamente de pouca qualidade (feito a partir do cacto), que deveria se deteriorar em 20 anos mas que não mostra sinais de deteriorização até ao presente. Porém substâncias químicas usadas nas tintas foram identificadas e o tecido não é o ayate, mas uma mistura de cânhamo e linho, que resistem ao tempo.


Em ampliações da face de Nossa senhora, os seus olhos, na imagem gravada, parecem reflectir o que estava à Sua frente em 1531 - Juan Diego, e o bispo. Porém, alguns acreditam que isto pode ser explicado pelo fenômeno da pareidolia. O assunto tem sido objecto de inúmeras investigações científicas. É venerada no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e a sua festa é celebrada em 12 de Dezembro.


terça-feira, 8 de dezembro de 2009

FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO

Em 08 de Dezembro de cada ano, a Igreja comemora o dogma, proclamado em 08 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX, através da bula “Ineffilis Deus” [1] via da qual a Igreja reconhece que Maria, Mãe de Jesus, desde o instante de sua concepção foi preservada por Deus do pecado original, pois ela, desde o início de sua existência esteve sempre cheia de graças.

A Santa Igreja Católica crê que esse dogma tem suporte na Bíblia, uma vez que, segundo o Evangelho de São Lucas, o Anjo Gabriel ao anunciar-lhe a concepção divinal de Jesus, por ação direta do Espírito Santo, ao saúda-la disse: “ AVE CHEIA DE GRAÇA. O SENHOR É CONTIGO, BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES.” (Lc, 1, 28).

Segundo o entendimento da Igreja Católica, baseada na tradição patrística, necessário era que Maria Santíssima estivesse completamente livre de qualquer pecado (ausência da graça de Deus) para poder gerar em seu seio virginal, Jesus Cristo, Filho de Deus altíssimo.

A nossa Doutrina ensina que todo ser humano, desde seu nascimento, isto é desde sua origem, vem ao mundo com uma mácula de origem, chamado pecado original, reminescencia do epsódio biblico, no qual o primeiro homem, Adão, representando toda humanidade, rompeu a harmonia entre a criatura e o criador.

Assim, todo ser humano ao vir a este mundo é marcado por uma tendencia de origem, que cria em seu interior uma profundo desiquilio entre si e o seu criador.Por isso o Salmo 50 diz: “Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado.”

O ser humano não nasce com pecado pessoal, mas marcado, desde sua concepção com tendência de se colocar no lugar de Deus, como centro da própria vida, ou seja o ser humano, nasce com uma tendência original ao egoísmo, de ser ele mesmo o próprio deus.

É desta situação de pecado e desordem, chamada de pecado original, que Cristo nos veio salvar e da qual, Maria Santíssima foi, desde sua concepção, totalmente liberta.

Maria Santíssima, pelas poucas vezes que aparece nos Evangelhos, se apresenta como uma pessoa, totalmente banhada pela graça de Deus, totalmente livre de toda tendência ao egoísmo e livre de qualquer prepotência de ser igual a Deus.

No Evangelho de Lucas, no episódio da anunciação, ela se declara a “serva do Senhor” e se coloca, totalmente, nas mãos de Deus, para ser o veículo pelo qual o Filho de Deus veio a este mundo; “FAÇA-SE EM MIM, SEGUNDO A TUA PALAVRA.”

Afirmar que Maria Santíssima nunca esteve sob o domínio do pecado, não quer dizer que Ela é uma semi-deusa, mas que ela, foi uma mulher, pobre e humildade, embora preservada de toda culpa e tendência para o pecado, teve que peregrinar pelos caminhos da fé, descobrindo a vontade de Deus em cada momento de sua vida.

Em sendo, assim, num mundo em que, infelizmente, há, em muitos setores, a predominância mau, Maria Santíssima, é como um farol para toda a humanidade a proclamar que a felicidade está, não em possuir, em ter bens, mas em estar sempre unido a Deus, submisso a sua santa vontade.

O advento, época de preparação para a vinda do Senhor, é um momento muito propício para que toda humanidade ao relembrar o nascimento do Salvador, amparados pela mãe, concebida sem pecado original, possa trilhar os caminhos que leve a todos procurar sempre restaurar o equilíbrio original da criatura com o criador.

Seguindo os passos de MARIA IMACULADA CONCEIÇÃO, prendamos a dizer não ao pecado, que nos afasta de Deus e dizer sempre sim a sua santa vontade: Seja feita sua vontade, aqui na terra, da mesma forma que ela é feita no céu.

NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO, rogai por nós, que recorremos a vós.

www.catequisar.com.br

COROA DO ADVENTO: QUAL A SUA ORIGEM?

Surgiu na Alemanha, no século dezenove, mais exatamente nas regiões evangélicas, situadas ao norte. Os colonos para comemorarem a chegada do natal, a noite mais fria do ano, acendiam fogueiras e sentavam-se ao redor.

Mais tarde, não podendo acendê-las dentro de casa, tiveram a idéia de tecer uma coroa de ramos de abeto - uma espécie de pinheiro, enfeitando-a com flores e velas.

No inverno rigoroso dos países frios, todas as árvores perdem suas folhas, somente os pinheiros resistem, sendo desta forma, um sinal de que, a natureza não morreu totalmente.

No início do século vinte, os católicos adotaram o costume de colocar a coroa nas suas igrejas e casas. No Brasil, o uso certamente provém dos missionários que vieram da Alemanha, ou de brasileiros que tendo conhecido o uso da coroa na Europa, a introduziram nas comunidades

Por que tem uma forma circular?

Sem começo e sem fim. A circularidade está ligada a perfeição. O redondo cria harmonia, junta, une. Lembra ainda para nós, que somos integrantes de um mundo circular, onde o processo do universo e da vida é cíclico: o círculo do ano, do tempo, o ir e vir da história, sempre marcado pela presença daquele que é a Luz do mundo.

O significado da Coroa do Advento


É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida…

Deus se faz presente na vida de todo ser humano e de todas as formas deixa-nos sentir seu amor e desejo de nos salvar. A palavra ADVENTO é de origem latina e quer dizer CHEGADA. É o tempo em que os cristãos se preparam para a vinda de Jesus Cristo. O tempo do advento abrange quatro semanas antes do Natal.

Atualmente há uma grande preocupação em reavivar este costume muito significativo e de grande ajuda para vivermos este tempo. A coroa ou a grinalda do Advento é o primeiro anúncio do Natal. É um círculo de folhagens verdes, sua forma simboliza a eternidade e sua cor representa a esperança e a vida. Vem entrelaçado por uma fita vermelha, símbolo tanto do amor de Deus por nós como também de nosso amor que aguarda com ansiedade o nascimento do Filho de Deus.

No centro do círculo se colocam as quatro velas para se acender uma a cada domingo do Advento. A luz das velas simboliza a nossa fé e nos leva a oração, elas simbolizam as quatro manisfestações de Cristo:
1° Encarnação, Jesus Histotico;

2° Jesus nos pobres e necessitados;

3° Jesus nos Sacramentos;

4° Parusia: Segunda vinda de Jesus.


No Natal se pode adicionar uma quinta vela branca, até o término do tempo natalino e, se quisermos, podemos por a imagem do Menino Jesus junto à coroa: temos que nos atentar, porém, que o Natal é mais importante do que a espera do Advento.

Essa coroa é originária dos países nórdicos (países escandinavos, Alemanha), a qual contém raízes simbólicas universais: a luz como salvação, o verde como vida e o formato redondo como eternidade.

Simbolismos esses que se tornaram muito adequados ao mistério natalino cristão, e que por isso, adentraram facilmente nos países sulinos. Visto que se convertera rapidamente em mais um elemento de pedagogia cristã para expressarmos a espera de Jesus como Luz e Vida, em conjunto com outros símbolos, certamente mais importantes, como são as leituras bíblicas, os textos de oração e o repertório de cantos.

O comércio e o sistema deste mundo fazem questão de esquecer o verdadeiro sentido do Natal e nós podemos cair nessa, mas é possível dar presente e celebrar o verdadeiro sentido: O Menino Jesus é o nosso grande presente!

Sugestão: você pode fazer uma coroa do Advento em sua casa e celebrar com sua família à luz da nossa fé a chegada de Jesus Cristo nosso Salvador. E a cada Domingo ir acendendo as velas, convidando seus familiares para rezar.

Oração: Senhor Jesus celebrar o teu Natal é fazer da minha vida, da minha casa um lugar de eternidade e salvação. Que a Tua luz brilhe em cada coração. Acendendo cada vela desta coroa do Advento queremos acender a esperança, o amor, a fraternidade e a Salvação que é o grande presente que queremos dar a todos que amamos através do menino Jesus que vai nascer em nossa família.

http://www.catequisar.com.br/

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

QUE DIA DEVEMOS MONTAR A ÁVORE DE NATAL

Deve-se montar a árvore de Natal no Primeiro Domingo do Tempo do Advento.
A decoração natalina deve ser desmontada no Dia de Reis, em 6 de janeiro
Um dos grandes símbolos do período natalino, a árvore de Natal simboliza, segundo a tradição da Igreja Católica, a vida. Mas, em meio a dias de expectativa para a chegada das festas de fim de ano, qual o dia adequado para montar a árvore?
De acordo com o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a árvore deve começar a ser montada no Primeiro Domingo do Tempo do Advento , quando se inicia o tempo do advento para a Igreja. Vale lembrar ainda que a árvore não deve ser montada toda de uma vez: o ideal é acrescentar enfeites e adereços aos poucos, durante as quatro semanas do advento, que é, para os católicos, tempo de preparação.
“Durante o Natal, no Hemisfério Norte, todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo da vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus”, diz Haas.
De acordo com o religioso, a preparação da árvore deve ser intensificada durante a última semana que antecede o Natal. “Até o Segundo Domingo do Tempo do Advento , tudo ainda é muito sóbrio, mesmo nas leituras feitas nas missas do advento. É só a partir do Terceiro Domingo do Tempo do Advento que a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus, e se inicia um momento de maior expectativa. Esse é o momento, portanto, de intensificar a decoração da árvore”, afirma.

Hora de desmontar
Tradicionalmente, o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é 6 de janeiro, o Dia de Reis. “É nesse dia que três magos, pessoas sábias, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina então o tempo de Natal, o tempo de expectativa, e começa o tempo comum para a Igreja”, afirma Haas.

www.catequisar.com.br

Crisma 2009








D. Fr. Alano Maria Pena OP (Arcebispo Metropolitano de Niterói) crismou vários Crismandos neste domingo (06/12/06)

domingo, 6 de dezembro de 2009

2° DOMINGO DO ADVENTO


Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor". É o grande pregador do Advento, que ainda hoje nos ensina a preparar o Caminho de Jesus para o Natal.


A 1ª Leitura anuncia o "Caminho" de um novo "Êxodo". (Br 5,1-9) Ao povo sofrido no exílio, o Profeta Baruc dirige uma profecia cheia de esperança e vibrante alegria: o próprio Deus preparará o caminho do regresso: "Abaixará os montes, encherá os vales, aplainará o chão, a fim de que Israel caminhe com segurança."


Na 2ª Leitura Paulo lembra os filipenses, que o Senhor vem e sua proposta de salvação chega a todos os povos se assumimos o compromisso missionário e se a caridade entre nós for uma realidade viva. (Fl 1,4-6.8-11). Somos uma Comunidade "a caminho" que acolhe o Senhor que vem.


O Evangelho apresenta João Batista, convidando a preparar o Caminho do Senhor. (Lc 3.1-6) João Batista é "a Voz que clama no deserto", preparando o coração dos homens para acolher o Messias.

O anúncio de João Batista é um apelo a conversão: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas...todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixados..."

Esse processo de conversão é um verdadeiro êxodo, que nos transportará da terra da opressão para a terra nova da liberdade, da graça e da paz. Só quem aceita percorrer esse "caminho" experimentará a "salvação de Deus". Também é um anúncio de esperança: "Todos verão a salvação de Deus..." A salvação é oferecida para todos os homens, também para nós.


Rachel Malavolti