Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 20 de dezembro de 2009

4° DOMINGO DO ADVENTO


Estamos chegando mais perto do verdadeiro Acontecimento que marcou a história dos homens, esse dia em que Deus deixou de nos enviar mensageiros para se fazer Ele mesmo mensagem e mensageiro por sua vez. Portador e porta-voz de um plano de amor que se manifestava em meios a sonhos truncados e falidos pelo mau uso da liberdade dos homens. Essa foi a festa de seu nascimento, real articulação entre a páscoa da Criação e a páscoa da Ressurreição.


Hoje aparece a figura privilegiada de uma MULHER que trouxe ao mundo o próprio Salvador. Quem aguarda o Salvador não pode esquecer a sua mãe. Se quisermos entrar no espírito do Natal, devemos nos aproximar de Maria. As Leituras bíblicas nos fazem sentir o clima do Natal. Deus escolhe instrumentos humildes para realizar suas obras.


Na 1a leitura, o profeta Miquéias fala do ambiente humilde onde irá nascer o Messias. (Mq 5,1-4a) Ele não nascerá numa cidade grande e importante, como Jerusalém, mas num pequeno povoado desconhecido, Belém. Ele não sairá de uma família rica e poderosa, mas de uma família pobre e humilde, e agirá como um simples pastor."Ele será a Paz" (Shallon). Este mundo novo que é um dom do amor de Deus. Será um "reino" de paz e de amor, não construído com a força das armas, mas construído e acolhido nos corações dos homens.


A 2ª Leitura mostra que Jesus estabelece uma relação de comunhão e de proximidade entre Deus e os homens. (Hb 10,5-10)


O Evangelho narra o encontro de duas Mães, que vibram de alegria com a realização das Promessas. (Lc 1,39-45) Após a Anunciação, em que deu o seu "SIM" a Deus, "Maria se põe a caminho e vai às pressas à casa de Isabel". Maria nos ensina o melhor jeito de acolher: estar atento às necessidades dos irmãos, partir ao seu encontro, partilhar com eles a nossa amizade e ser solidário com as suas necessidades.


Maria nos ensina três coisas:

1. Levar JESUS no coração: Maria levou a Isabel o que tinha de mais precioso: Jesus. Tinha-o em seu seio e o sentia crescer cada dia. Preparar-se para o Natal significa fazer nascer Jesus em nosso coração e manifestá-lo com o nosso amor, com o nosso sorriso, com a nossa alegria.


2. A ALEGRIA de encontrar os amigos: Quando Maria e Isabel se encontraram, sentiram uma grande alegria. Quando Jesus vive em nós, também nós podemos sentir mesma alegria ao nos encontrar com os amigos.


3. A CARIDADE em primeiro lugar: Maria "foi às pressas" a Isabel para se colocar a seu serviço. Nesses dias que nos separam do Natal, também nós podemos fazer com alegria pequenos serviços para as pessoas que convivem conosco.


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: