Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 13 de dezembro de 2009

3° DOMINGO DO ADVENTO


O terceiro domingo do advento é conhecido como o "Domingo da ALEGRIA". A chegada do Senhor no Natal, que se aproxima, provoca em nós uma profunda alegria.


A 1a Leitura é um convite à ALEGRIA, porque foi revogada a sentença que condenava Judá. O próprio Deus estará no meio do povo, como Salvador. "ALEGRA-TE de todo o coração, cidade de Jerusalém... não tenhas medo, Sião...O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, como poderoso Salvador..." (Sf 3,14-18) A fonte da alegria cristã é a certeza de que Deus nos ama e está no meio de nós com uma proposta de salvação e de felicidade.


Na 2a Leitura, Paulo recomenda aos filipenses ALEGRIA, num momento em que eram perseguidos e ele próprio estava na prisão. "Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos... (Fl 4,4-7) A alegria cristã é sinal visível da presença do Ressuscitado na comunidade.


No Evangelho, João Batista anuncia ALEGRIA pelo Salvador que vem, mas está preocupado com os pecados que podem estragar tudo...E faz um veemente apelo à CONVERSÃO... (Lc 3,10-18)


O Santo Evangelho nos ensina que aqueles que acolhem a pregação de João Batista, deve seguir normas de comportamento em vista da vinda do Messias. Essas normas se resumem em uma só palavra: ser gente. O profeta João Batista faz uma pregação muito direta, muito simples e muito objetiva: repartir aquilo que temos. Adverte aos fiscais do governo que devem ser honestos. Para os homens das forças de segurança e do exército de então ensina que não devem molestar as pessoas e contentar-se com o seu soldo. Ser gente para a Sagrada Escritura é viver o Reino de Deus, que deve se realizar no dia a dia de nossas realizações, no chamado cotidiano.


João aponta Três Caminhos para conseguir a alegria prometida para aqueles que acolhem o Cristo que vem:O Caminho da Solidariedade (partilha); O Caminho da Justiça; e O Caminho da não-violência.


O Evangelho de hoje responde à pergunta que normalmente nasce de um coração arrependido e com boa vontade: “O que devo fazer?” Todos devem fazer-se essa pergunta. Mas cabe a cada um corrigir seu próprio caminho para que se encontre pessoalmente com o caminho do Senhor.


Somos chamados a conversão. Conversão profunda, dinâmica, renovadora, como deu pistas e ensinou João Batista. Reconhecer-se pecador e querer a conversão é reconhecer em Jesus de Nazaré o Messias, que vem na força do Espírito de Deus, repartindo com o convertido o mesmo Espírito Santo.


Por isso Jesus vem no Natal e virá no Juízo final. Durante a primeira vinda, Jesus derrama seu Espírito sobre quantos creram nele. Na segunda vinda, separará o trigo da palha, recolherá o trigo – os bons, que se deixaram fecundar pelo Espírito Santo e produziram furtos de santidade, e queimará a palha – os maus, que se encheram com a própria vontade, estéril para o balanço final. As duas vindas, Natal e Juízo final, são motivo de alegria, tema fortemente presente na Missa de hoje.


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: