Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 6 de dezembro de 2009

2° DOMINGO DO ADVENTO


Nesse segundo domingo do Advento, João Batista aparece como uma VOZ NO DESERTO, fazendo um forte apelo à CONVERSÃO, para preparar o "Caminho do Senhor". É o grande pregador do Advento, que ainda hoje nos ensina a preparar o Caminho de Jesus para o Natal.


A 1ª Leitura anuncia o "Caminho" de um novo "Êxodo". (Br 5,1-9) Ao povo sofrido no exílio, o Profeta Baruc dirige uma profecia cheia de esperança e vibrante alegria: o próprio Deus preparará o caminho do regresso: "Abaixará os montes, encherá os vales, aplainará o chão, a fim de que Israel caminhe com segurança."


Na 2ª Leitura Paulo lembra os filipenses, que o Senhor vem e sua proposta de salvação chega a todos os povos se assumimos o compromisso missionário e se a caridade entre nós for uma realidade viva. (Fl 1,4-6.8-11). Somos uma Comunidade "a caminho" que acolhe o Senhor que vem.


O Evangelho apresenta João Batista, convidando a preparar o Caminho do Senhor. (Lc 3.1-6) João Batista é "a Voz que clama no deserto", preparando o coração dos homens para acolher o Messias.

O anúncio de João Batista é um apelo a conversão: "Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas...todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixados..."

Esse processo de conversão é um verdadeiro êxodo, que nos transportará da terra da opressão para a terra nova da liberdade, da graça e da paz. Só quem aceita percorrer esse "caminho" experimentará a "salvação de Deus". Também é um anúncio de esperança: "Todos verão a salvação de Deus..." A salvação é oferecida para todos os homens, também para nós.


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: