Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 27 de dezembro de 2009

SAGRADA FAMÍLIA


Em pleno clima natalício, a Liturgia celebra a festa da SAGRADA FAMÍLIA. O próprio Filho de Deus, vindo ao mundo, quis seguir o caminho de todos: fazer parte de uma família simples e humilde, igual a tantas outras do seu tempo.


As Leituras bíblicas apresentam valores da família:


A 1ª leitura mostra que a fidelidade aos ensinamentos de Deus assegura a harmonia familiar. (Eclo 3,3-7.14-17) "Honrar Pai e Mãe" significa reconhecer a sua importância como instrumentos de Deus, fonte de vida. Isso supõe uma vida íntegra e correta, ajuda nas necessidades, amparo na velhice, sem os desprezar nem abandonar. Como recompensa desta atitude, terá o perdão dos pecados, a alegria, a vida longa e a atenção de Deus. Devemos demonstrar gratidão aos nossos pais, que aceitaram ser, em nosso favor, instrumentos de Deus criador. O quarto mandamento continua ainda hoje atual.


Na 2ª leitura, São Paulo aponta o ideal da vida cristã como caminho seguro para construir a harmonia familiar. (Cl 3,12-21) "Revesti-vos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência..." "Suportai-vos e perdoai-vos uns aos outros... sobretudo amai-vos..." "A Palavra de Deus habite em vós...Cantai a Deus hinos espirituais..." Conclui aplicando isso à vida familiar, dando recomendações aos maridos, às esposas, aos filhos, aos pais.


O Evangelho nos apresenta a Sagrada Família de Nazaré, como modelo de todas famílias. (Lc 2,41-52) Fiel às práticas religiosas, vai em peregrinação a Jerusalém para celebrar a Páscoa com o filho que já completara 12 anos. Quando Jesus se desvia da comitiva, vai aflita à procura do filho perdido, por três dias: "Teu pai e eu, estávamos angustiados à tua procura..." E Jesus faz duas perguntas: "Por que me procuravam? Não sabiam que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?"


São as primeiras palavras de Jesus, elas têm um sentido mais profundo do que um simples relato: Deus é o verdadeiro PAI de Jesus e a sua prioridade fundamental é realizar a missão confiada pelo Pai.


OBEDECER significa acolher os ensinamentos e manter fidelidade a Deus.


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: