Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 28 de junho de 2009

QUAL É A CHAVE QUE ABRE O SEU CORAÇÃO


Adriana (católica)
Composição: Dalvimar Gallo

Qual é a chave? Qual é o segredo?

Que abre as portas do teu coração? (Bis)

Porque não falar se Ele quer te ouvir

Porque se esconder se Ele está aqui

Porque não aceitar se Ele quer te dar

Porque insistir em resistir

Pois Ele tem tanto pra te falar

Quer te amar te perdoar

Mas é você que tem que abrir o coração

Deixa Jesus te consolar

Deixa Jesus te abençoar

Deixa Jesus te dar a tua Salvação

Qual é a chave? Qual é o segredo? (Bis)

Que abre as portas do teu coração?

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Celebramos as duas colunas mestras de nossa Santa Igreja: São Pedro, o primeiro apóstolo e o primeiro papa e São Paulo, que de perseguidor converteu-se no maior seguidor de Jesus Cristo. Eles são as pedras fundamentais da nossa fé, são exemplos de fidelidade e testemunho a Jesus Cristo. São a ação de Deus para implantar o Reino no mundo. Os dois implantaram a Igreja de Deus em dois mundos diferentes, mundo judeu e mundo pagão. Missão diferente, mas o mesmo fim.
Pedro destaca-se como pastor das comunidades, aquele que é referência da fé para os irmãos. Jesus lhe dá o nome de Pedro, que significa que a sua vocação é ser pedra, rocha. Deu-lhe o poder das chaves para abrir as portas do céu e as portas do inferno. Ele é o administrador, aquele que nos dá a senha para entrarmos no Reino. Ele recorda mais a instituição.
Paulo parece mais ser o líder missionário, que forma comunidades e faz expandir a fé em todas as nações. Transforma-se em mensageiro de Cristo anunciando o Evangelho sem temor.
Dessa adesão, nasce a Igreja, a Comunidade dos discípulos de Jesus, convocada e organizada à volta de Pedro. A Pedro é confiado o poder das chaves, isto é, a autoridade para interpretar as palavras de Jesus, às novas necessidades e situações e para acolher ou não novos membros no Reino. Pedro torna-se assim uma figura de referência para os primeiros cristãos e desempenha um papel de primeiro plano na animação da Igreja nascente. Pedro e Paulo são figuras gigantescas da Igreja primitiva, que tinha a missão de continuar a OBRA salvadora de Cristo. Por isso, nesse dia celebramos o DIA DO PAPA, que ainda hoje continua sendo sinal de unidade e de comunhão na fé.
Encerramos hoje o Ano Paulino. Graças ao entusiasmo desse Apóstolo, a Igreja avançou no espaço e no tempo. Sejamos continuadores dessa maravilhosa obra inaugurada por Cristo.
Rachel Malavolti

sexta-feira, 26 de junho de 2009

MISSÃO 2009 EM UNAMAR

A Arquidiocese de Niterói estará em Missão Jovem do dia 18 a 26 de julho de 2009, na Paróquia de N. Sra. de Fátima e São Pedro e São Paulo, em Unamar – Cabo Frio - Região dos Lagos.
Estamos enviando as fichas de inscrições também por e-mail. Portanto, aqueles que se interessar em participar desta Missão Jovem ou quiserem mais informações podem entrar em contato conosco: m.daiana64@hotmail.com
Fotos das Missões anteriores no Blog: http://missaoniteroi.blogspot.com/

FESTA DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

Dia 28/06/09 teremos a Santa Missa ás 9:30h, em seguida um delicioso almoço; Arroz, Feijão, Frango assado, Maionese e Macarronada, após as 12:ooh.
No dia do padroeiro, 29/06/09 teremos ás 18:30h, a procissão luminosa pelas ruas do bairro aquários e em seguida a Santa Missa que será celebrada pelo Pe. Nelson.
E nos dias 04/05/09 teremos a festa de rua, com várias barracas, apresentações de bandas católicas, quadrilhas e outras atrações, não percam.

domingo, 21 de junho de 2009

SÃO JOÃO MARIA BATISTA VIANNEY

São João Maria Batista Vianney, O SANTO CURA D’ARS, nasceu em Lion, Dardilly, na França, em 8 de maio de 1786. Foi ordenado sacerdote depois de vencer muitas dificuldades, inclusive nos estudos. Considerado o padroeiro dos párocos, o padre ficou mundialmente conhecido por Cura de Ars, por ter dedicado toda sua vida à pequena cidade de Ars, na França. Ali, ele foi um admirável exemplo de vida cristã, exercitou uma eficaz pregação voltada para a mortificação, a oração e a caridade. Maria Vianney faleceu em Ars, com odor de santidade, em 1859, e foi canonizado pelo papa Pio XI em 1º de novembro de 1924. Sua festa litúrgica é comemorada em 4 de agosto, tradicionalmente conhecida pela Igreja como Dia do Padre.

PAPA CONVOCA UM ANO SACERDOTAL

O Papa Bento XVI, durante a audiência concedida aos participantes da Plenária da Congregação para o Clero, quinta-feira, 16, convocou um Ano Sacerdotal, por ocasião do 150º aniversário da morte do Santo Cura de Ars, a quem proclamará como padroeiro de todos os sacerdotes do mundo. A abertura do Ano Jubilar Sacerdotal foi dia 19 de junho, festa do Sagrado Coração de Jesus, dia de oração pela santificação do Clero. O encerramento do ano será no Encontro Mundial Sacerdotal, na praça de São Pedro, em Roma, em junho de 2010.
Com o tema: “Fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”, o Papa quer promover a espiritualidade sacerdotal e ajudar os sacerdotes a perceber cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea.
Durante este ano sacerdotal deverá ser publicado um Diretório para os confessores e diretores espirituais, bem como um resgate dos textos do Sumo Pontífice Bento XVI, sobre a vida e o ministério dos presbíteros numa perspectiva missionária.
Segundo expressou Bento XVI aos membros da Congregação para o Clero, o objetivo deste ano é, “ajudar a perceber cada vez mais a importância do papel e da missão do sacerdote na Igreja e na sociedade contemporânea”.
Como parte das celebrações do Ano Sacerdotal, cerca de 100 sacerdotes, religiosos e religiosas participaram, no dia 6 de maio, no Colégio Pio Brasileiro, em Roma, de uma conferência realizada pelo cardeal prefeito da Congregação para o Clero, dom Cláudio Hummes. O tema do encontro foi “A situação dos Presbíteros no mundo e o Ano Sacerdotal”.
NO BRASIL
A Igreja no Brasil vai celebrar o Ano Sacerdotal de várias formas, com destaque para a série de publicações biográficas de padres que serviram à Igreja: José Antônio Maria Ibiapina, Josimo Tavares, Alberto Antoniazzi,Cícero Romão Batista, Emanuel Gomes González, entre outros
.

sábado, 20 de junho de 2009

12° DOMINGO DO TEMPO COMUM

É muito adequado que, exatamente hoje Dia do Migrante, a Palavra de Deus nos incentive a con­fiar em Jesus, que acalma o mar e domina as tempestades, pois ele é o Filho de Deus. As Leituras nos dizem que o homem não está sozinho, abandonado à própria sorte; Deus está sempre presente e atento na "barca" de nossa vida, mesmo quando parece estar "dormindo". Basta acreditar nessa presença constante e atuante.
Os discípulos estavam apavorados com a situação da viagem dentro do mar. Quando sentiram que o barco iria afundar apelaram para Jesus, que deu ordens ao vento e ao mar e recompôs a calmaria. Apesar da existência da presença do mal no mundo, o Reino é possível, porque Jesus está presente. A atenção e a luta serão incessantes, o medo virá, mas o pensamento de que Jesus “está conosco” no mesmo barco de nossa vida, de nossa caminhada cotidiana, significa a garantia para a nossa vida. Assim nós devemos relembrar da passagem bíblica: “Sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5). Realmente, sem a presença de Deus em nossas vidas, pela mediação de Jesus Cristo, nada poderemos fazer. Reconhecendo isso, teremos confiança para enfrentar as tempestades de nossa história.
Tantas são as noites e nada podemos enxergar com clareza (fome, guerras, corrupção, impunidade...); tantas vezes são as ondas que parecem agitar tudo, e as torrentes (acidentes graves, mortes repentinas...) ameaçam nossa pobre barquinha, de modo que nos sentimos pequenos e impotentes. Nestes momentos o Senhor, como no Evangelho de hoje, parece dormir, parece alheio à nossa aflição, distante da nossa angústia (Ele está na parte de trás do barco), incapaz de nos salvar... Entretanto, Marcos coloca na boca de Jesus as palavras que nos calam ao coração, ao âmago de nossa fé. “POR QUE SOIS TÃO MEDROSOS? AINDA NÃO TENDES FÉ?” Marcos quer mostrar que Jesus é alguém ao qual os discípulos/as precisam aderir plenamente para vencer o medo. Este é um de nossos problemas mal colocados. Não é que Deus dorme. Somos nós que perdemos a confiança nas dificuldades. Deus sabe que nós temos força. Basta não perder a esperança. Mesmo no meio da tempestade da vida, podemos continuar caminhando. Aquele que vai à nossa barca, na barca da Igreja e na barca da nossa vida, é o mesmo que se deu todo a nós e tudo por nós; aquele que por nós morreu e ressuscitou! É o momento da fé pura e do maior crescimento humano-espiritual: crer sem ver.
Na 1ª Leitura do livro de Jó foi escrito exatamente para mostrar a existência dos dois princípios, do bem e do mal, e no trecho que lemos hoje, encontramos um Deus soberano do mar, pondo-lhe limites, isto é, mostrando-se senhor e acima dos espíritos do mal, exatamente como Jesus hoje na barca.
Na 2ª Leitura São Paulo afirma que o nosso Deus não é um Deus indiferente, que deixa os homens abandonados à sua sorte. Seu amor sustenta a vida e a missão dos cristãos...



Rachel Malavolti

domingo, 14 de junho de 2009

INVESTIDURA DE NOVOS MINISTROS

A Paróquia está com novos ministros. São eles Josias, Mariano, Dario, Roberto, Elaine, Maria Lucia, Enilsa, Maria das Graças e Barbara Lucia. Foram investidos hoje (14/06) às 16:00h na Nossa Senhora dos Remédios em Arraial do Cabo.

11° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Retornamos os Domingos do Tempo Comum, a Liturgia nos oferece a oportunidade de refletir sobre a Vida e a Ação da Igreja de hoje.
Refletimos, hoje, duas parábolas em torno do Reino dos Céus, do Reino em que todos nós somos convidados a caminhar, vivendo neste mundo uma vida santa. Nosso modo cristão de proceder vai iluminar o nosso caminhar para o Reino de Deus. As duas parábolas, retiradas da realidade rural, falam em torno do crescimento da sementeira (primeira parábola) e do grão de mostarda (segunda parábola); ambas nascem e partem de três momentos que os ouvintes conheciam muito bem: a sementeira, o crescimento, a colheita.
Jesus explica a realidade fundamental de sua missão e de seu ensinamento: o Reino de Deus. O Reino cresce como uma semente. O agricultor coloca na terra, cobre e não sabe como ela manda para fora uma planta. O Reino cresce no mundo sem a gente entender como. Temos que acreditar, pois Deus age. Isso nos assusta. Não vemos a ação da graça de Deus em nós. Fazemos tanto esforço e não vemos os resultados. Contudo, temos uma força que supera nossas condições. É o Reino. Os frutos não dependem de quem a semeou, mas da força da semente. O crescimento do Reino depende da ação gratuita de Deus.
O Grão de Mostarda destaca o grandioso resultado da ação de Deus. A proposta do Reino, uma semente pequena e insignificante no começo, torna-se proposta universal, aberta a todas as nações e povos, que vão aderindo ao projeto de Deus, semeado por Jesus. Assim o Reino de Deus é uma árvore frondosa, ampla e acolhedora.
Semear e saber esperar, ser paciente, ter fé na força íntima da semente, mesmo quando não vemos os frutos, confiando plenamente no que foi feito. Porque depois da Palavra anunciada, ela penetra nas mentes e nos corações e quem escuta nunca mais consegue permanecer o mesmo. O tempo da colheita virá, mas só Deus sabe o dia e a hora. Ninguém pode apressar o Reino de Deus. Com isso, somos convidados a continuar semeando com fé e confiança. Vale a pena semear!... Só assim poderemos colher!...



Rachel Malavolti

quinta-feira, 11 de junho de 2009

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO - CORPUS CHRISTI

A Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, a festa popular da Eucaristia, é festa oportuna para reflexão sobre a Aliança de Deus com o gênero humano. Aliança iniciada no Antigo Testamento e que ilumina o Novo Testamento com a instituição da Eucaristia pelo Redentor da Humanidade, para perpetuar entre nós a nova e eterna Aliança de Deus com a humanidade inteira. O Sangue derramado de Cristo sela uma Aliança nova e definitiva entre Deus e a humanidade. Esta não precisará mais o sangue dos animais sacrificados. Será um sacrifício definitivo, que não se repetirá, só se atualizará continuamente na Eucaristia. Em Jesus o Pai, nos acolhe, nos serve e nos alimenta, fazendo comunhão conosco. A Festa de “Corpus Christi” é o momento solene em que a Santa Igreja nos convida a fazer um culto público do Senhor Ressuscitado, que caminha conosco no nosso itinerário de salvação. Esta celebração nos faz compreender melhor a Nova Aliança e o significado do Sacrifício de Cristo. Assim a palavra central da liturgia é ALIANÇA. Deus Conosco faz aliança com o seu povo a partir da Cruz Redentora de Cristo.
A Comunhão é o sacramento de Deus que se oferece a nós como alimento de graça, alimento de purificação, alimento de santificação, alimento de comum união com o Criador, que nos leva, de maneira coercitiva, pelo próprio gesto à comunhão com as criaturas humanas e nos liberta de nossos pecados que são lavados pela Cruz Redentora. É o próprio Cristo que dá o seu corpo e o seu sangue como alimento de nossa salvação. Com isso, fazemos um memorial Deus se doa e se entrega por amor. O sacrifício de Jesus foi uma oferta total da própria vida, doada por amor até levá-lo à cruz.
Comungar é entrar em comunhão no Corpo e Sangue (pão e vinho consagrados) do Senhor. Entrar em comunhão é assumir em si a Vida de Jesus, sua missão, sua mentalidade e sentimentos. É continuar seu sacrifício que não é sofrimento, mas entrega de vida. Seu Corpo é dado em ação de graças. Nesta ceia celebra o Sumo Sacerdote Jesus Cristo, no seu Sangue. A Páscoa de Jesus e a Páscoa celebrada pelos discípulos são uma só. É a mediação permanente entre Deus e seu povo em Jesus. Vivenciamos as relações de amor com Deus e com os outros quando nos colocamos gratuitamente a serviço dos irmãos crucificados e buscamos vivenciar com o próximo à partilha, a escuta, a transparência, especialmente em nossas Comunidades que são sinais da aliança, da comunhão entre Deus e o seu povo. Fiquemos atentos porque até mesmo nós podemos matar sem armas com nossas palavras e gestos egoístas.

Rachel Malavolti

domingo, 7 de junho de 2009

SANTÍSSIMA TRINDADE


"Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." Mt 28,19


Com a Solenidade da Santíssima Trindade reiniciamos o Tempo Comum na vida litúrgica da Igreja. Essa festa nos convida a refletir sobre o mistério da vida de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele se revela como PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO. São três pessoas distintas em um único Deus sem nunca e jamais perder a sua unidade. A Trindade é a origem e o destino do nosso peregrinar e nos impulsiona a viver a comunhão entre nós.

Jesus envia os discípulos em Missão para pregar o Evangelho e Batizar em nome da Trindade. Com isso somos convidados a seguir a mesma missão dos discípulos e a refletirmos sobre a nossa vida de batizados renovando o nosso compromisso de ser reflexo da Trindade.

Rachel Malavolti

quarta-feira, 3 de junho de 2009

NOVENA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade vos digo, pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e ser-vos-á dado!” Eis que bato, procuro e peço a graça... Pai Nosso, Avé Maria e Glória.Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!
Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade vos digo, qualquer coisa que peçais ao meu Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá!” Eis que ao Vosso Pai, em Vosso nome, eu vos peço a graça... Pai Nosso, Avé Maria e Glória Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!
Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade vos digo, passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão!” Eis que, apoiado na infalibilidade das Vossas santas palavras, eu Vos peço a graça... Pai Nosso, Avé Maria e Glória Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em vós!
Oração: Oh Sagrado Coração de Jesus, a quem uma única coisa é impossível, isto é, a de não ter compaixão dos infelizes, tende piedade de nós, míseros pecadores, e concedei-nos as graças que Vos pedimos por intermédio do Coração Imaculado da Vossa e nossa terna Mãe.
São José, Amigo do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.
Salve Rainha!

terça-feira, 2 de junho de 2009

ORAÇÃO AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Lembrai-vos, ó dulcíssimo Jesus, que nunca se ouviu disser que alguém, morrendo com confiança ao vosso Sagrado Coração, implorando a vossa divina assistência e reclamando a vossa infinita misericórdia, fosse pro Vós abandonado.
Possuído, pois, e animado da mesma confiança.
Ó Coração Sagrado de Jesus, rei de todos os corações, recorro a Vós, e me prosto diante de Vós.
Meu Jesus, pelo vosso precioso testemunho de sangue e amor de vosso divino coração, vos peço não desprezais as minhas suplicas, mas ouvi-as favoravelmente e dignais-vos atender-me.
Amém.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

AS 12 PROMESSAS DO SAGRADO CORAÇÃO JESUS

1ª Promessa: “A minha bênção permanecerá sobre as casas em que se achar exposta e venerada a imagem de meu Sagrado Coração”.
2ª Promessa: “Eu darei aos devotos de meu Coração todas as graças necessárias a seu estado.”
3ª Promessa: “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias”.
4ª Promessa: “Eu os consolarei em todas as suas aflições”.
5ª Promessa: “Serei refúgio seguro na vida e principalmente na hora da morte”.
6ª Promessa: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos”.
7ª Promessa: “Os pecadores encontrarão em meu Coração fonte inesgotável de misericórdias”.
8ª Promessa: “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas pela prática dessa devoção”.
9ª Promessa: “As almas fervorosas subirão em pouco tempo a uma alta perfeição".
10ª Promessa: “Darei aos sacerdotes que praticarem especialmente essa devoção o poder de tocar os corações mais endurecidos”.
11ª Promessa: "As pessoas que propagarem esta devoção terão o seu nome inscrito para sempre no meu Coração”.
12ª Promessa: “A todos os que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, darei a graça da perseverança final e da salvação eterna”.

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Sagrado Coração de Jesus é uma devoção praticada pela Igreja Católica que se comemora todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês e em especialmente no mês de junho. Consiste na veneração do Coração de Jesus.
A origem desta devoção deve-se a
Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.
Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua divina misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida: "Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora".