Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 29 de agosto de 2010

22° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Na sociedade de hoje, a procura do PRIMEIRO LUGAR, no campo político, social, profissional e outras atividades, é muito comum. Isso cria muitas vezes um clima de concorrência e competição, de ódio e conflitos. O que vocês pensam a respeito disso?

As leituras bíblicas nos propõem um caminho diferente: o caminho da HUMILDADE e da GRATUIDADE...

A 1a Leitura fala da virtude da HUMILDADE, para ser agradável a Deus e aos homens, para ter êxito e ser feliz. (Eclo 3,19-21.30-31) SER HUMILDE significa assumir com simplicidade o nosso lugar, sem humilhar os outros com a nossa superioridade. Significa pôr os próprios dons a serviço de todos, com simplicidade e com amor. Aí está o segredo do êxito e da felicidade.

A 2ª Leitura afirma que a vida cristã exige de nós determinados valores e atitudes, entre os quais a humildade, a simplicidade, o amor. (Hb 12,18-19.22-24a)

No Evangelho, Jesus cria uma nova humanidade, fundamentada no espírito da humildade. (Lc 14, 1.7-14) Jesus é convidado a um banquete na casa de um fariseu e aceita. Mas fica profundamente impressionado com duas coisas, que observa: a corrida pelos primeiros lugares e o tipo de pessoas que foram convidadas. E conta duas pequenas PARÁBOLAS:

A 1ª é para os convidados que escolhiam os primeiros lugares: Aquele que ocupou o primeiro lugar teve de cedê-lo a um mais importante. Aquele que ocupou o último lugar foi convidado para um lugar melhor. E Jesus conclui: "Quem se exalta será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado".

A 2ª é para quem convidara: "Quando deres uma refeição, não convides os que poderão te retribuir. Pelo contrário, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Terás uma recompensa na ressurreição dos justos..."

Resumindo: Jesus propõe duas atitudes:

- Na escolha dos lugares: HUMILDADE

- Na escolha dos convidados: GRATUIDADE: Amor sem interesses.

Dia do Catequista: "Catequista, você é especial para Deus! Sua VOCAÇÃO foi gestada no coração do Pai, para que pudesse chegar aos corações dos seus filhos e filhas com a mensagem da VIDA: Jesus Cristo. Catequista, você é protagonista no processo de um NOVO JEITO DE FAZER CATEQUESE.

A todos os catequistas, o nosso reconhecimento e gratidão pelo belo e importante serviço que prestam à Igreja. São pessoas que aceitam o apelo de Jesus no evangelho de hoje: Não ocupar os primeiros lugares e, sim, servir os irmãos com simplicidade, humildade e gratuidade. "Que Deus lhes pague".

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: