Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

21° DOMINGO DO TEMPO COMUM

A Liturgia propõe hoje o tema da SALVAÇÃO. A Salvação é um dom, que Deus oferece a todos, mas a porta para entrar no Reino é estreita.

As leituras bíblicas aprofundam esse tema:

Na 1a Leitura, o Profeta fala de uma Comunidade Universal. Todas as nações são chamadas a integrar o Povo de Deus: "Eu virei para reunir os homens de todos os Povos;

eles virão e verão a minha glória". (Is 66,18-21) E acrescenta algo inaudito: "Escolherei estrangeiros devotos ao meu nome e os enviarei como missionários para anunciar a minha salvação".

A 2ª Leitura afirma que o homem encontra a Salvação em Deus e deve deixar-se guiar por ele, que, como Pai, corrige e repreende os que se desviam do bom caminho da Salvação para que alcancem a meta final, a herança reservada a seus filhos. (Hb 12,5-7.11-13)

No Evangelho, Jesus trata do mesmo tema. (Lc 13,22-30) Começa com uma pergunta dirigida a Jesus: "São muitos os que se salvam?" Os judeus estavam convencidos de que só povo de Israel se salvaria.

Jesus não responde à pergunta, dizendo o NÚMERO dos que se salvam. Prefere revelar o CAMINHO para a salvação. Fala que o banquete do "Reino" é para todos. No entanto, não há entradas garantidas, nem bilhetes reservados e estreita é a porta para entrar nele.

Complementa o pensamento com uma pequena PARÁBOLA: Um Senhor oferece um banquete. Todos podem tomar parte, porque é de graça. Todos procuram entrar. Alguns passam, outros não conseguem. A um certo ponto a porta se fecha. Quem está dentro? Os patriarcas... os profetas... e uma multidão incontável, vinda de todos os lados...

Quem está fora? Um grupo que conheceu o Senhor e pretende entrar de qualquer jeito, expondo os seus motivos: "Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste em nossas praças". E o Senhor não abre a porta e os manda embora. Não basta o privilégio de pertencer ao povo eleito.

A Salvação é oferecida para todos, independentemente de raça, de condição social, econômica ou religiosa. Deus oferece gratuitamente a Salvação, mas espera nossa resposta, o nosso compromisso com os valores do Evangelho. Basta acolher essa oferta, aderir a Jesus e entrar pela "porta estreita". Mas para muitos, a "porta estreita" não é muito popular. A felicidade se encontra no poder, no êxito, na exposição social, nos cinco minutos de fama que a televisão proporciona, no dinheiro.

Para passar pela PORTA ESTREITA, são necessárias duas coisas:

- Desfazer-se de muitas "gorduras", de tanta coisa desnecessária.

- Tornar-se pequeno, simples, humilde, servidor, como criança: "Quem não se fizer como criança não terá lugar no reino de Deus". Os de grande estatura e os gordos não passam.

Um alerta: Não haverá privilegiados, entradas garantidas, bilhetes reservados. O ser cristão não é um meio mágico de salvação; ela é o resultado do encontro entre o esforço humano e o dom de Deus. Para salvar-se, não basta entrar na Igreja uma vez pelo Batismo, mas querer entrar todos os dias pela "porta estreita" da fidelidade à mensagem de Cristo e do Evangelho.

São muitos os que se salvam?

Jesus não respondeu diretamente à pergunta quanto ao Número, fala dos Destinatários da salvação e o Caminho para consegui-la":A "porta estreita" do despojamento e da humildade...

Se olharmos apenas as exigências de entrar pela "porta estreita", poderíamos ficar preocupados. Mas sabemos que Deus é mais bondade e misericórdia, do que justiça. Cristo nos garante: "Eu sou a porta, quem entrar por mim, será salvo..." (Jo 10,9)

E Paulo nos garante uma verdade muito consoladora: "É vontade de Deus que todos os homens se salvem, e todos cheguem ao conhecimento da verdade..." (1Tm 2,4) A porta é estreita, mas está aberta...

Dia do Leigo

Saudamos nesse dia a todos os LEIGOS que escolheram servir à Comunidade.

Rachel Malavolti

Nenhum comentário: