Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA


Celebramos no domingo dia 15 de agosto a ASSUNÇÃO de Nossa Senhora. Foi oficialmente declarada como Verdade de fé, pelo papa Pio XII em 1950, mas o fato já era aceito pela Igreja desde o início. É um dos quatro dogmas marianos. Lembramos que Maria, quando "adormeceu" no Senhor, foi elevada ao céu em corpo e alma. Seu corpo não sofreu a corrupção, conseqüência do pecado original, que ela não teve.


As Leituras nos ajudam a aprofundar o sentido da festa de hoje:

A 1ª Leitura nos fala de um grande SINAL (Ap 11,19a;12,1-6a.10a) Uma mulher apareceu no céu vestida de sol e coroada de 12 estrelas. Apesar de perseguida pelo dragão, vitoriosa dá à luz um Filho. Esse sinal representa a Igreja: Maria é imagem da Igreja (novo Israel). Como Maria, a Igreja gera na dor um mundo novo. E como Maria, participa na vitória de Cristo sobre o Mal.


Na 2ª Leitura, Paulo fala da participação no mistério da Ressurreição: primeiro Cristo e depois os que são de Cristo... (1 Cor 15,20-27) A Mãe de Deus tem lugar privilegiado no grande movimento da Ressurreição. Maria Nova Eva: Novo Adão, Jesus faz da Virgem Maria uma nova Eva, sinal de Esperança para todos os homens.


No Evangelho, Isabel proclama Maria bem-aventurada. (Lc 1,39-56) Pela Visitação, na Judéia, Maria levava Jesus pelos caminhos da terra. Pela Dormição e pela Assunção, é Jesus que leva a sua mãe pelos caminhos celestes, para o templo eterno, para uma Visitação definitiva.


O texto apresenta uma CATEQUESE:

"Entrou na casa de Zacarias e SAUDOU Isabel. Ouvida a SAUDAÇÃO, Isabel exultou de alegria" A saudação usada é "Shallon", que significa Paz. Para os judeus é o resumo dos bens prometidos por Deus ao seu Povo. Nos lábios de Maria, significa: o Messias esperado já chegou. Maria leva com Jesus a Paz, a Alegria.


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: