Pastoral da Comunicação

Minha foto
Somos a PAStoral da COMuniçação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Unamar. Responsáveis por esse blog, temos a missão de manter a comunidade informada sobre os eventos ocorridos em todas as 14 capelas que constituem nossa paróquia! Esperamos que, com a intercessão de São Francisco Salles, possamos cumprir nossa missão e evangelizar através da comunicação!

domingo, 8 de agosto de 2010

19° DOMINGO DO TEMPO COMUM


Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar pelo desânimo. A Palavra de Deus nos anima: "Não tenhais MEDO..." A fidelidade de Deus no PASSADO é garantia de sua presença no PRESENTE.


Na 1ª leitura, encontramos a experiência de ISRAEL, que gostava recordar a presença amorosa e libertadora de Deus no passado, para mostrar que era possível superar as dificuldades presentes. (Sb 18,6-9) Rever o passado encoraja a comunidade a não parar, a olhar para frente, a ter esperança no futuro. Só a fidelidade aos caminhos de Deus gera vida e libertação.


Na 2ª Leitura, São Paulo fala a experiência de ABRAÃO. (Hb 11,1-2.8-19) Um exemplo de fé no PASSADO, para a Comunidade continuar firme, apesar das dificuldades do PRESENTE.

- Pela fé, obedece a Deus, deixa a pátria e parte para o desconhecido.

- Pela fé, acredita ter um filho, apesar da idade avançada.

- Pela fé, aceita a ordem divina de sacrificar Isaac.

- pela fé, caminhou pela vida como peregrino, sem desanimar, de olhos postos na pátria definitiva.

As dificuldades continuam ainda hoje, no mundo, na pátria, nas famílias e nas comunidades. São momentos em que não devemos desanimar. Uma luz sempre se acende, diante de quem tem fé e esperança.


No Evangelho, temos a Experiência dos APÓSTOLOS. (Lc 12,32-48) O texto continua o "caminho de Jerusalém". Os apóstolos estavam com medo eram poucos e fracos, num mundo hostil. Jesus lhes garante: "Não temais, pequeno Rebanho, porque é do agrado do Pai dar a vós o Reino". E os convida a uma VIGILÂNCIA permanente (na "noite"): "Vigiai... o Senhor pode chegar quando menos esperamos." Exemplifica essa verdade com 3 PARÁBOLAS:

. Os Servos que esperam o Senhor voltar do casamento

. O Ladrão que chega de surpresa

. O Administrador fiel.


E conclui, respondendo à pergunta de Pedro: "Quem deve vigiar?". TODOS: sobretudo os Animadores da Comunidade cristã, que devem permanecer fiéis às suas tarefas de animação e de serviço. A Comunidade cristã é pequena e frágil. Por isso, os cristãos devem viver em permanente vigilância dando primazia aos valores do Reino e aguardar a chegada do Senhor.


O Que nos diz esse evangelho, no dia dos pais?

Talvez também vocês, PAIS, estão preocupados com o mundo, que os seus filhos estão enfrentando. Jesus lhes garante: "Não tenhais medo... tende uma fé vigilante..." FÉ em DEUS e nos FILHOS mesmo nas falhas e limitações. VIGILANTE: Sendo uma presença certa na hora exata.

Ser Pai não significa apenas gerar a vida, mas acompanhar, vigiar, amparar, proteger a vida gerada. É dividir com Deus a missão de criar, de gerar, pois o Pai criador gerou a vida no mundo e quis compartilhar essa tarefa com vocês.

Nesse domingo, iniciamos no Brasil a Semana Nacional da Família com o lema: "Família, formadora de valores humanos e cristãos".


Rachel Malavolti

Nenhum comentário: