Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar pelo desânimo. A Palavra de Deus nos anima: "Não tenhais MEDO..." A fidelidade de Deus no PASSADO é garantia de sua presença no PRESENTE.
Na 1ª leitura, encontramos a experiência de ISRAEL, que gostava recordar a presença amorosa e libertadora de Deus no passado, para mostrar que era possível superar as dificuldades presentes. (Sb 18,6-9) Rever o passado encoraja a comunidade a não parar, a olhar para frente, a ter esperança no futuro. Só a fidelidade aos caminhos de Deus gera vida e libertação.
Na 2ª Leitura, São Paulo fala a experiência de ABRAÃO. (Hb 11,1-2.8-19) Um exemplo de fé no PASSADO, para a Comunidade continuar firme, apesar das dificuldades do PRESENTE.
- Pela fé, obedece a Deus, deixa a pátria e parte para o desconhecido.
- Pela fé, acredita ter um filho, apesar da idade avançada.
- Pela fé, aceita a ordem divina de sacrificar Isaac.
- pela fé, caminhou pela vida como peregrino, sem desanimar, de olhos postos na pátria definitiva.
As dificuldades continuam ainda hoje, no mundo, na pátria, nas famílias e nas comunidades. São momentos em que não devemos desanimar. Uma luz sempre se acende, diante de quem tem fé e esperança.
No Evangelho, temos a Experiência dos APÓSTOLOS. (Lc 12,32-48) O texto continua o "caminho de Jerusalém". Os apóstolos estavam com medo eram poucos e fracos, num mundo hostil. Jesus lhes garante: "Não temais, pequeno Rebanho, porque é do agrado do Pai dar a vós o Reino". E os convida a uma VIGILÂNCIA permanente (na "noite"): "Vigiai... o Senhor pode chegar quando menos esperamos." Exemplifica essa verdade com 3 PARÁBOLAS:
. Os Servos que esperam o Senhor voltar do casamento
. O Ladrão que chega de surpresa
. O Administrador fiel.
E conclui, respondendo à pergunta de Pedro: "Quem deve vigiar?". TODOS: sobretudo os Animadores da Comunidade cristã, que devem permanecer fiéis às suas tarefas de animação e de serviço. A Comunidade cristã é pequena e frágil. Por isso, os cristãos devem viver em permanente vigilância dando primazia aos valores do Reino e aguardar a chegada do Senhor.
O Que nos diz esse evangelho, no dia dos pais?
Talvez também vocês, PAIS, estão preocupados com o mundo, que os seus filhos estão enfrentando. Jesus lhes garante: "Não tenhais medo... tende uma fé vigilante..." FÉ em DEUS e nos FILHOS mesmo nas falhas e limitações. VIGILANTE: Sendo uma presença certa na hora exata.
Ser Pai não significa apenas gerar a vida, mas acompanhar, vigiar, amparar, proteger a vida gerada. É dividir com Deus a missão de criar, de gerar, pois o Pai criador gerou a vida no mundo e quis compartilhar essa tarefa com vocês.
Nesse domingo, iniciamos no Brasil a Semana Nacional da Família com o lema: "Família, formadora de valores humanos e cristãos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário